Coluna do Enio Verri: Alinhamento com governo federal é essencial ao Paraná

enio_beto_dilma.jpgEnio Verri*

Quando o TSE oficializou a vitória de Dilma Rousseff na corrida pela Presidência da República na noite deste domingo, 26, um sinal de alerta se acendeu no Palácio Iguaçu.

Desde que assumiu o comando do Paraná, em janeiro de 2011, o governador Beto Richa não se ocupou de outra coisa a não ser procurar culpados para justificar as falhas e o fracasso de sua gestão.

A reeleição do governador aconteceu graças a uma nababesca estrutura de comunicação e marketing montada para ludibriar a opinião pública, manipulando a verdade.

Com uma poderosa máquina de mentiras, o PSDB local obteve sucesso em fazer os paranaenses acreditarem, entre outras inverdades, que o governo federal, na figura da presidenta Dilma e da senadora e ex-ministra Gleisi, perseguiu o Paraná nos últimos quatro anos.

Assim, massacrando a verdade e martelando, minuto a minuto, mentiras em rádios, jornais, revistas, sites, blogs e nas redes sociais, criou-se um cenário de ficção onde a gestão Richa foi bem sucedida, ao mesmo tempo que fomentou no estado um ambiente de animosidade e hostilidade contra o governo federal e o PT.

Economia

O próprio governador, então candidato à  reeleição, deixou claro tais intenções quando disse durante a disputa eleitoral que tinha como objetivo derrotar o partido da presidenta da República.!

A afirmação é estarrecedora. Revela mais do que a imaturidade e irresponsabilidade do governador reeleito. Mostra que Beto Richa não enxerga como prioridade o debate sobre a construção de um novo ciclo de desenvolvimento no estado ou a discussão sobre políticas públicas voltadas para o bem-estar dos paranaenses.

A declaração mostra que o governador desconhece (ou ignora) a relevância de seu cargo e faz acreditar que Beto Richa dispensa o diálogo e a parceria com o governo federal caso o PT esteja no comando.

O Paraná conhece esse enredo. Durante o primeiro mandato, o tucano governou de costas para Brasília. Fazer oposição sistemática ao governo federal, a presidenta Dilma e a senadora Gleisi, foi seu único propósito.

O estado perdeu grandes oportunidades de desenvolvimento. Viveu quatro anos de atrasos e retrocessos.

O governo federal é um parceiro indispensável para o futuro do Paraná. Espera-se que, a partir de hoje, Beto Richa estabeleça um realinhamento em seu posicionamento de distanciamento e indiferença em relação ao governo federal, a presidenta Dilma e ao PT.

*Enio Verri é deputado estadual, deputado federal eleito, presidente do PT do Paraná e professor licenciado do departamento de Economia da Universidade Estadual do Paraná. Escreve nas terças sobre poder e socialismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *