“Roubalheira na Copel”: Governo Richa anuncia processo contra Requião

Senador Roberto Requião denunciou ontem (17), em entrevista na RPC TV, ação de especuladores no aumento da conta de luz; governo Richa anunciou que deverá processar o candidato do PMDB através da Copel; estatal de energia nega "cambalacho" na compra e venda do insumo; Eu eliminava as 17 diretorias, tinha 7, e acabaria com as subsidiárias. Acabava com 100% de aumento para sócio privado. Eu já congelei a tarifa por 7 anos e hoje estamos com a mais cara. Tem que acabar com a roubalheira na Copel", disse o peemedebista no telejornal da Globo.
Senador Roberto Requião denunciou ontem (17), em entrevista na RPC TV, ação de especuladores no aumento da conta de luz; governo Richa anunciou que deverá processar o candidato do PMDB através da Copel; estatal de energia nega “cambalacho” na compra e venda do insumo; Eu eliminava as 17 diretorias, tinha 7, e acabaria com as subsidiárias. Acabava com 100% de aumento para sócio privado. Eu já congelei a tarifa por 7 anos e hoje estamos com a mais cara. Tem que acabar com a roubalheira na Copel”, disse o peemedebista no telejornal da Globo.
O senador Roberto Requião (PMDB), candidato ao Palácio Iguaçu, deverá colecionar mais um processo em sua polêmica carreira política. Nesta quinta-feira (18), o governo Beto Richa (PSDB), através da Copel, em nota oficial, anunciou medidas judiciais contra o peemedebista que ontem (17), em entrevista na RPC TV (Globo), acusou a companhia de praticar “roubalheira” contra os paranaenses ao reajustar a conta de luz em 25%.

Requião acusou também o governo Richa de favorecer sócios privados da companhia na comercialização de energia. Segundo ele, a Copel dá lucro na geração, mas, devido à  falta de gestão e planejamento, apresenta prejuízo na distribuição do insumo.

“Eu eliminava as 17 diretorias, tinha 7, e acabaria com as subsidiárias. Acabava com 100% de aumento para sócio privado. Eu já congelei a tarifa por 7 anos e hoje estamos com a mais cara. Tem que acabar com a roubalheira na Copel”, disse o candidato do PMDB (clique aqui para assistir a entrevista na íntegra).

“Nós estamos sendo roubados pela diretoria da Copel”, denunciou no telejornal.

A seguir, leia a íntegra da nota oficial da Copel:

NOTA DE RESPOSTA

Economia

Em relação a acusações feitas pelo candidato Roberto Requião em entrevista nesta quarta-feira (17), a Copel esclarece:

– O reajuste da tarifa de energia elétrica é determinado pela Aneel, agência do Governo Federal, e não houve congelamento da tarifa no período de 2003 a 2009. No período, os reajustes acumulados totalizaram 30,47%.

– Todos os contratos da Copel, sejam de venda ou compra de energia, são legais, públicos e auditados, e visam o crescimento e sustentabilidade financeira da empresa. Por força de lei, a comercialização de energia da Copel se dá por
editais públicos, a preços de mercado e seguindo a legislação do setor elétrico.

– A Copel repudia as ilações sobre a gestão da empresa, que é conduzida de forma ética, técnica, responsável e profissional, e cujos resultados positivos são atestados por instituições renomadas.

– Informamos, por fim, que serão tomadas as medidas judiciais cabíveis em relação à s afirmações caluniosas do candidato.

Companhia Paranaense de Energia

Comments are closed.