Os estrategistas do Palácio Iguaçu convenceram o governador Beto Richa (PSDB), candidato à reeleição, de que é possível vencer a disputa no primeiro turno em 5 de outubro. Para isso, segundo um orelha seca do Blog do Esmael bem instalado no Centro Cívico, contariam com a complacência das pesquisas de opinião. São os mesmos luas-pretas! que convenceram o tucano de que derrotar o senador Roberto Requião na convenção do PMDB, em junho, seria um passeio!.
De acordo com segunda prestação de contas oficial divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Beto Richa foi o que mais gastou em pesquisas de opinião: R$ 315 mil. O governo do Paraná também mantém relações comerciais com os institutos que agora pesquisam a intenção de votos para o cargo de governador. O Ibope, por exemplo, tem contrato de R$ 4,6 milhões com o Celepar !“ empresa de informática do governo do estado.
Vencer a disputa pelo Palácio Iguaçu seria mais um sonho de verão de Beto Richa. O projeto do tucano se lastreia exclusivamente nas sondagens de opinião, o mesmo estratagema que era utilizado à s pampas nos anos 80 e 90. Pode bater na trave porque pesquisa não ganha eleição (vide o caso de Curitiba). Segundo, porque há três candidaturas consistentes com pontuações na casa dos dois dígitos.
Hoje à noite tem nova rodada do Datafolha, que será divulgado pela RPC TV (Globo).
Jornalista e Advogado. Desde 2009 é autor do Blog do Esmael.
Comments are closed.