
Os estudantes do campus de Bandeirantes da Universidade Estadual do Norte do Paraná paralisaram as atividades nesta quarta-feira (10) em protesto contra a falta de recursos na instituição. O curso de medicina veterinária está sem raio-x há três anos; não há sequer sabonete ou papel toalha nos banheiros, afirmam os estudantes. à‰ mais uma mostra da gestão! padrão Beto Richa.
Os alunos da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) paralisaram as aulas no campus Luiz Meneghel, em Bandeirantes, nesta quarta-feira (10) em protesto pela falta de recursos para manutenção do local, que sofre até com ausência de sabonete e papel toalha nos banheiros.
Segundo a presidente do Centro Acadêmico de Medicina Veterinária, Livea Samara de Almeida, o hospital veterinário está sem raio-x há três anos e outros exames não são mais realizados na universidade desde o ano passado. “O hospital veterinário virou um centro de triagem. A gente atende e sugere o encaminhamento do animal para uma clínica particular”, lamentou.
Outras disciplinas práticas também foram suspensas pela falta de recursos. Alunos de enfermagem deixaram de realizar os estágios na cidade de Cornélio Procópio por causa de problemas no transporte. A universidade estaria com dificuldade para abastecer os veículos e para executar o pagamento dos motoristas.
No curso de agronomia, as máquinas utilizadas pelos alunos também não funcionam sem a manutenção necessária. Além disso, reformas estruturais no prédio do campus estão paradas pela falta de repasses do Estado.
O movimento dos estudantes também tem o apoio dos professores e pode prosseguir até sexta-feira (12). Apenas os funcionários da UENP de Bandeirantes estão trabalhando no local.
A reitora da UENP, Fátima da Cruz Padoan, informou ao portal Bonde que a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior liberou o repasse de R$ 890 mil após reunião realizada em Curitiba nesta quarta-feira.
“Com esse recurso já é possível resolver a maior parte das pendências”, garantiu a reitora, que ainda aguarda uma segunda parcela do governo estadual para totalizar R$ 1,4 milhão.
Ela ainda justificou que o campus de Bandeirantes “sente mais” por causa dos cursos em período integral que necessitam de outros investimentos, além das aulas tradicionais. “Estamos revendo alguns convênios para retomada de uma gestão mais eficaz, além de continuar com as negociações com o Governo”, disse Fátima, que assumiu a reitoria no final de julho.
10 de setembro de 2014 em 20:58
PESQUISA COMPRADA E MANIPULADA ATÉ EU VIRO GOVERNADOR! NÃO ACREDITO EM PESQUISA ELEITORAL! NÃO IMPORTANDO QUAL LADO POLÃTICO, PAGOU PARA FAZE-LA!
Estes institutos de pesquisas dão o “re$ultado da$ me$ma$ ao go$to do cliente” e só ás fazem no lugar onde o interessado supostamente é forte! Cujos os dados são corrompidos e manipulados para tentar enganar a opinião pública! Exemplo são o famigerado IBOPE e estes desacreditados DATAFOLHA e PARANÃ PESQUISA! Fazem o tipo “quem pagar mais leva!” Os melhores institutos de pesquisa são o “boca a boca e a urna!” As pesquisas eleitorais com o advento das redes sociais, faz tempo perderam alguma importância que tinham no processo de eleições. Não balizam como antes os candidatos á algum cargo eletivo, já não orientam tanto assim os trabalhos de convencimento de eleitores. Não são instrumentos de prospecção, nem condução do processo. Por serem falsos muitas das vezes os dados e por já terem causado confusões é praxe das autoridades que ordenam o processo de eleições, exigir o registro de pesquisas, a nomeação de um responsável técnico e da declaração da margem de erro.
A tal amostragem por quotas, largamente usada em pesquisas de opinião, não pode ser considerada alternativa válida para amostragem de prova. Problemas de presteza na execução e de orçamento (Entra aí a capacidade de pagamento do candidato) não servem como justificativa. Os “especialistas” dizem que não há como se estimar parâmetros populacionais cientificamente, a partir de uma tal amostragem. As margens de erro declaradas, como admitem estes comprados, falsos e manipulados “institutos de pesquisas”, são baseadas em fórmulas de “matemágica” e de amostragem aleatória simples, a conhecida expressão para a variância, pq/n. Mas esta variância não se aplica à amostragem por quotas ou a qualquer método de amostragem não provável.
A maioria das pesquisas eleitorais realizadas no Brasil conforme levantamento de analistas sérios, deixam bem claro que erram muito além das declaradas margens de erro.
Resumindo: Se não se pode fazer o levantamento de modo adequado, melhor não o fazer! E se não se garante a precisão das estimativas, melhor não se divulgar algo, possivelmente errado, que poderia influenciar o processo eleitoral. É recomendável que as autoridades que conduzem o processo eleitoral e os (as) jornalistas exijam não apenas a declaração da margem de erro, mas que mostrem a prova de que a margem é mesmo aquela declarada. Convenhamos, duvido que alguém possa sensatamente calcular margens de erro (erro máximo admissível) em amostragens por quotas.
http://www.esmaelmorais.com.br/2014/09/para-datafolha-richa-e-mais-popular-que-jesus-cristo-no-parana/#comments
11 de setembro de 2014 em 14:03
Os recursos que faltam não são só em bandeirantes! O CCS de Jacarezinho também! Nós também temos o curso de Fisioterapia INTEGRAL, e o prédio está caindo aos pedaços, abandonado à sorte! Temos uma clínica que atende pacientes pelo SUS e nem assim as verbas chegam! Os professores tiraram o dinheiro do próprio bolso para reformar a clínica esse ano, pois estava necessitando de adaptações urgentes! TODA A UENP ESTà FALIDA GRAÇAS AO GOVERNO.
11 de setembro de 2014 em 14:49
É só dar uma volta em Cornélio Procópio, tanto na unidade centro como no campus, irão notar que não é só o Beto Richa que esqueceu de Cornélio, mas a própria UENP (reitoria) que esqueceu literalmente do seu campus mais longe ( indignação).
11 de setembro de 2014 em 19:27
SOMENTE REQUIÃO PARA FAZER UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE NO PARANÃ.FORA PIA DE PRÉDIO.VOCÊ COMO ESTUDOU NA EUROPA.PENSA QUE NO PARANà DEVEMOS SER BURROS PARA ENGOLIRMOS SUA PESQUISAS..VC Jà ERA VOLTA REQUIÃO
11 de setembro de 2014 em 21:03
É uma vergonha sem limites…. O que esperar de um cara que fala em choque de gestão e faz choque de rejeição???? Não sabe o que faz….. E o que vemos??? compra de candidatos p apoiá-lo!!!! Pobre Paraná!!!! Temos que reagir!!!!! Enganação nãooooooooo!!!!!
12 de setembro de 2014 em 08:48
ALGUÉM JÃ SE PERGUNTOU ONDE FOI PARAR AS VERBA QUE VEIO, ENGRAÇADO NÃO ESTOU AQUI PRA JUGAR NINGUÉM, MAIS EM ÉPOCA DE POLÃTICA TUDO ACONTECE, VOU FALAR POR BANDEIRANTES, PORQUE NÃO VEJO NENHUM PROFESSOR JUNTO AOS ALUNOS NO PROTESTO, PORQUE A DIRETORIA DA UENP NÃO APRESENTA PLANILHAS QUE APONTEM O QUE VEM DE VERBA E ONDE FORAM GASTOS TUDO ISSO, MUITO ESTANHO MAIS FAZER O QUE, PORQUE QUEM CONVIVE SABE REALMENTE COMO TUDO FUNCIONA.
8 de julho de 2016 em 10:12
“Wow, this piece of writing is pleasant, my sister is analyzing these things, so I am going to inform her.”
12 de julho de 2016 em 10:16
Very neat post. Fantastic.
16 de julho de 2016 em 04:49
Im grateful for the article.Really looking forward to read more. Really Great.
1 de agosto de 2016 em 14:00
Major thanks for the article.Really looking forward to read more. Really Cool.