Direito de resposta à  APP-Sindicato

Professor Hermes Leão, presidente eleito da APP-Sindicato, em nota, solicita direito de resposta ao Blog do Esmael que, por amor ao contraditório, o concede automaticamente em cima de declarações de Professor Paixão (Chapa 2); empossado nesta sexta-feira (19), Leão contesta informação sobre o número de urnas eletrônicas defeituosas na eleição do dia 10 de setembro, ressalta que comissão eleitoral fiscalizou todo o processo e afirma que o estatuto da entidade prevê posse até 30 dias após o pleito; abaixo, leia a íntegra do direito de resposta da APP.
Professor Hermes Leão, presidente eleito da APP-Sindicato, em nota, solicita direito de resposta ao Blog do Esmael que, por amor ao contraditório, o concede automaticamente em cima de declarações de Professor Paixão (Chapa 2); empossado nesta sexta-feira (19), Leão contesta informação sobre o número de urnas eletrônicas defeituosas na eleição do dia 10 de setembro, ressalta que comissão eleitoral fiscalizou todo o processo e afirma que o estatuto da entidade prevê posse até 30 dias após o pleito; abaixo, leia a íntegra do direito de resposta da APP.
O presidente da APP-Sindicato, Hermes Silva Leão, neste sábado (20), encaminhou um pedido de direito de resposta à s declarações de Professor Paixão, da Chapa 2, acerca das suspeitas de fraude na eleição da entidade representativa dos educadores no último dia 10 (clique aqui).

O Blog do Esmael, amante do bom debate, da democracia e do contraditório concede direito de resposta automático à  APP, que segue abaixo na íntegra:

Sr. Esmael Morais

A bem da verdade e em respeito aos leitores deste veículo de comunicação do qual o senhor é o legítimo responsável, cumprimos o dever de esclarecer os fatos escritos a respeito do processo eleitoral da APP Sindicato:

1. 50% das urnas eletrônicas não funcionaram e a votação teve de ocorrer no papel!

A eleição da APP Sindicato, ocorrida no último dia 10 de setembro contou com 1487 urnas. Deste montante, 1050 (ou seja, mais de 70%) foram acessadas no primeiro momento da eleição e 881 funcionaram normalmente no sistema eletrônico durante todo o período da votação. Alguns núcleos sindicais por problemas de conexão com a internet optaram somente pela votação em cédula de papel.

Economia

2. Temos sérias suspeitas de que as urnas eletrônicas estavam “batizadas” e que houve uma desorganização planejada para impedir a votação de milhares de educadores!

Todo o processo eleitoral da APP foi organizado e coordenado por uma comissão eleitoral composta de 5 membros titulares e 5 membros suplentes aclamados em uma assembleia da categoria. Além destes, a comissão contou com um(a) representante de cada chapa. O regimento eleitoral aprovado por unanimidade na mesma data, prevê que o processo eletrônico deveria ser testado na presença de uma empresa de auditagem contratada pela comissão e também de membros de todas as chapas inscritas no processo, o que ocorreu semanas antes da realização da eleição. Durante o todo o processo de organização que precedeu as eleições da APP, inclusive no dia do teste das urnas eletrônicas, não houve qualquer questionamento por parte de nenhum integrante da comissão ou representação das chapas, ou seja, o processo foi legítimo e transparente.

3. a turma do cafezinho temendo ações judiciais correu nesta sexta-feira (19) para proclamar o resultado oficial na APP !” coisa que não tinha feito até hoje !” e organiza à s pressas uma posse clandestina da nova diretoria!

Segundo o estatuto da entidade que rege todo o processo eleitoral da APP, a comissão eleitoral estadual deve totalizar os votos dos 29 núcleos sindicais e proclamar o resultado das eleições. A posse, a cargo da mesma comissão, pode ocorrer em até 30 dias da proclamação. A APP Sindicato tem um histórico de lutas em defesa dos(as) trabalhadores(as) da Educação Pública Paranaense. Nossa pauta de lutas é extensa e temos itens importantes a serem debatidos nos próximos dias com o governo e com a categoria. Essas pautas são encaminhadas pela direção estadual do sindicato. A posse da nova diretoria se dá num momento de intensa disputa que ocorreu para a direção do sindicato, momento já encerrado com a proclamação dos resultados devidamente aferidos pela comissão eleitoral. Portanto é momento de proceder a luta da categoria com, por exemplo, o embate que temos em relação aos contratos PSS (já noticiado várias vezes por este blog) e o Cargo de 40 horas que já há reunião agendada para a próxima semana. Prorrogar o mandato da atual direção seria colocar em risco o processo de negociação e as lutas da categoria, visto o grau de denuncismo apresentado pelo grupo que perdeu as eleições.

A Chapa 1, vencedora do pleito para a direção estadual também foi assume a direção de 16 núcleos da APP. A Chapa 2 venceu as eleições em outros 12, incluindo o Núcleo Curitiba Norte em que a direção era até o momento de integrantes da chapa 1, e a chapa 3 foi vitoriosa no pleito do núcleo de Foz do Iguaçu. Em todos estes casos, inclusive onde a chapa 2 foi vencedora, reconhecemos a votação que obtiveram numa disputa democrática e legítima em que não há questionamentos por parte da chapa 1.

Destacamos ainda que foram constituídas 30 comissões eleitorais em todo estado (uma estadual e 29 comissões regionais) que tiveram a participação de, pelo menos, 5 membros cada, além dos representantes das chapas concorrentes e que tiveram a responsabilidade de conduzir e organizar o processo eleitoral em cada um dos Núcleos Sindicais da APP. Com compromisso e transparência realizaram a maior eleição da história da APP, com a participação de mais de 35.000 educadores e educadoras.

Temos absoluta certeza de que a referida matéria não foi elaborada com o intuito de atingir, prejudicar profissionalmente e/ou politicamente nenhuma pessoa, porque essa não é a função primordial do jornalismo responsável e comprometido com o desenvolvimento humano e da sociedade.

Reiteramos nossa disposição para o diálogo com este meio de comunicação e para com toda a categoria. Temos clareza e certeza de que a APP promoveu o maior processo eleitoral de sua história e o mais democrático e transparente de todos eles. Porém este processo se findou e precisamos unir a categoria em torno da implementação de itens importantes da nossa pauta.

Diante do exposto, solicitamos o direito de resposta.

Assim é que se vê, a força da APP!

Direção Estadual da APP Sindicato

Comments are closed.