Fandango Caiçara vai receber certificado de Patrimônio Cultural

O Fandango Caiçara, tradicional expressão musical do litoral do Paraná, vai receber o certificado de Patrimônio Cultural durante a 5!° Festa do Fandango Caiçara de Paranaguá, que será nos dias 15, 16 e 17 de agosto. O Fandango é uma expressão musical-coreográfica-poética e festiva, cuja área de ocorrência abrange o litoral sul do estado de São Paulo e o litoral norte do estado do Paraná.
O Fandango Caiçara, tradicional expressão musical do litoral do Paraná, vai receber o certificado de Patrimônio Cultural durante a 5!° Festa do Fandango Caiçara de Paranaguá, que será nos dias 15, 16 e 17 de agosto. O Fandango é uma expressão musical-coreográfica-poética e festiva que possui uma estrutura bastante complexa que abrange o trabalho, o divertimento, a religiosidade, a música e a dança, prestígios e rivalidades, saberes e fazeres.

A expressão musical Fandango Caiçara vai receber o certificado de Patrimônio Cultural durante a 5!° Festa do Fandango Caiçara de Paranaguá, que vai acontecer entre os dias 15 e 17 de agosto.!  O evento é uma realização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e da Fundação Municipal de Cultura de Paranaguá (FUMCUL).

Durante os três dias de evento, os participantes vão poder participar da entrega do certificado, de mesas-redondas e da formação do Grupo de Trabalho para a Salvaguarda do Fandango e Comitê Gestor do Fandango. O encontro também vai mostrar Roda de Viola, Causos, Feira de Artesanato e Gastronomia Caiçara.

Programação

!¢ 15/08 -!  20h !“ Entrega do Certificado de Registro de Bem de Natureza Imaterial do Fandango Caiçara aos Mestres Fandangueiros. Local: Câmara Municipal de Paranaguá. Rua João Estevão, 361. Centro Histórico.

!¢ 16/08 -!  09h30min !“ Mesa Redonda Desafios e Perspectivas para a Salvaguarda do Fandango! (Fundação Municipal de Cultura !“ FUMCUL -, IPHAN, IFPR, UFPR, grupos de fandango de Paranaguá: Ilha dos Valadares, Pés de Ouro, Mandicuera, Mestre Romão)

10h30min !“ Conferência A Importância do Fandango para a Sustentabilidade do Território Cultural Caiçara! (Prof. Antonio Carlos Diegues !“ NUPAUB/USP)

Economia

14h !“ Formação do Grupo de Trabalho para a salvaguarda do Fandango e Comitê Gestor do Fandango. Local: Casa Cecy. Rua XV de Novembro, 499. Centro Histórico.

20h !“ Baile de Fandango com os grupos: Ilha dos Valadares !“ Mestre Brasílio, Pés de Ouro !“ Mestre Nemésio, Mandicuera !“ Mestre Aorélio, Mestre Romão. Local: Mercado do Café. Haverá feira de artesanato e gastronomia no entorno do Mercado.

!¢!  17/08 – 15h !“ Café com banana e fandango + Roda de Viola com os Mestres + Causos com Rogério Soares e Pilda Costa + Feira de Artesanato e Gastronomia Caiçara no entorno do Mercado.

Fandango Caiçara

O Fandango Caiçara é uma expressão musical-coreográfica-poética e festiva, cuja área de ocorrência abrange o litoral sul do estado de São Paulo e o litoral norte do estado do Paraná. Essa forma de expressão possui uma estrutura bastante complexa e se define em um conjunto de práticas que abrange o trabalho, o divertimento, a religiosidade, a música e a dança, prestígios e rivalidades, saberes e fazeres.

O Fandango Caiçara se classifica em batido e bailado ou valsado, cujas diferenças se definem pelos instrumentos utilizados, pela estrutura musical, pelos versos e toques. Nos bailes, como são conhecidos os encontros onde há Fandango, se estabelecem redes de trocas e diálogos entre gerações, intercâmbio de instrumentos, afinações, modas e passos viabilizando a manutenção da memória e da prática das diferentes músicas e danças.

O Fandango Caiçara é uma forma de expressão profundamente enraizada no cotidiano das comunidades caiçaras, um espaço de reiteração de sua identidade e determinante dos padrões sociais.

via IPHAN

Comments are closed.