Coluna do Requião Filho: “Eu não tenho tempo para política”

Requião Filho, em sua coluna desta quinta-feira, faz uma abordagem sobre a importância dos trabalhadores urbanos e rurais participarem da política; colunista afirma que tudo no mundo da produção -- e da vida -- tem relação direta com as boas e más escolhas que fazemos no cotidiano; Uma lei mal votada, um imposto aumentado, uma tarifa maximizada, um salário mínimo regional, uma escola reformada, um novo hospital, tudo interfere diretamente em nossas vidas de forma positiva ou negativa!, afirma Requião Filho, que alerta: Tenha tempo para a política e não jogue seu voto fora, sob pena de passar mais quatro anos reincidindo nas mesmas reclamações!; leia o texto e compartilhe.
Requião Filho, em sua coluna desta quinta-feira, faz uma abordagem sobre a importância dos trabalhadores urbanos e rurais participarem da política; colunista afirma que tudo no mundo da produção — e da vida — tem relação direta com as boas e más escolhas que fazemos no cotidiano; Uma lei mal votada, um imposto aumentado, uma tarifa maximizada, um salário mínimo regional, uma escola reformada, um novo hospital, tudo interfere diretamente em nossas vidas de forma positiva ou negativa!, afirma Requião Filho, que alerta: Tenha tempo para a política e não jogue seu voto fora, sob pena de passar mais quatro anos reincidindo nas mesmas reclamações!; leia o texto e compartilhe.
Requião Filho*

EU NàƒO TENHO TEMPO PARA POLàTICA disse o morador da Região Metropolitana ao acordar à s 3h30 para poder chegar ao chão da fábrica à s 07h00. Ele acordou cedo, não viu os filhos acordarem, também não falou com sua mulher que chegou do trabalho depois que ele já havia dormido, tomou um gole de café, foi para o ponto de ônibus e pagou caro na passagem.

EU NàƒO TENHO TEMPO PARA POLàTICA disse o pequeno empresário ao acordar cedo para ir conferir seu estoque sobre o qual agora recai uma carga tributária de 12%, graças a um fenômeno chamado substituição tributária que assola e esmaga nossas empresas.

EU NàƒO TENHO TEMPO PARA POLàTICA disse o fazendeiro que ao acordar foi conferir o preço dos grãos que planta em suas terras, o qual, devido ao alto custo do transporte, dos pedágios, o dispendioso custo da irrigação, do agrotóxico, dos empréstimos com juros altíssimos, todos majorados nos últimos anos, tornam o seu produto menos competitivo.

EU NàƒO TENHO TEMPO PARA POLàTICA disse o trabalhador do comércio que ganha um salário mínimo regional, que embora seja maior do que o nacional, não é o suficiente para sustentar a si e sua família de forma digna e muitas vezes sequer possui a jornada de 44 horas semanais respeitada.

EU NàƒO TENHO TEMPO PARA POLàTICA disse o adolescente ao trocar o canal da TV, consultar o status do seu Facebook no seu smartphone e reclamar que paga uma das piores e mais caras conta de telefonias e dados móveis do mundo, isto porque os interesses das empresas ainda são preponderantes ao do consumidor.

Economia

O que todas estas pessoas que não tem tempo para a política possuem em comum? à‰ a ausência de percepção de que todos os fatos cotidianos de suas vidas estão diretamente relacionados à  política.

EU NàƒO TENHO TEMPO PARA POLàTICA, eu não gosto de política! não vai alterar a sua realidade, não vai alterar o fato de que você e eu somos parte de um todo e este todo é político.

A política faz parte do seu dia a dia, faz parte das nossas vidas.

Uma lei mal votada, um imposto aumentado, uma tarifa maximizada, um salário mínimo regional, uma escola reformada, um novo hospital, tudo interfere diretamente em nossas vidas de forma positiva ou negativa.

O seu voto e a sua cobrança podem fazer a diferença. Vote consciente. Tenha tempo para a política e abandone a ideia de que a sua vida não se altera com isto. Tenha tempo para a política e não jogue seu voto fora, sob pena de passar mais quatro anos reincidindo nas mesmas reclamações.

*Requião Filho é advogado, especialista em políticas públicas, escreve à s quintas no Blog do Esmael.

Comments are closed.