Aécio ao JN: Cláudio (MG) “precisava do aeroporto”. Será mesmo?

do Brasil 247

Candidato tucano abre série de entrevistas, de 15 minutos cada, com candidatos feitas pelos apresentadores do Jornal Nacional, da Rede Globo; primeiro tema foi economia; "Vivemos uma crise de confiança no Brasil", disse àecio Neves; William Bonner retrucou que questão sobre aumento de tarifas públicas não fora respondida; "Vamos realinhar os preços, quando e como isso se tornar necessário", prosseguiu tucano; jornalistas perguntaram ainda sobre o polêmico aeródromo de Cláudio (MG); "O que vale mais: uma fazenda com ou sem aeroporto?", perguntou Bonner; "à‰ um sítio", respondeu Aécio; perguntas duras.
Candidato tucano abre série de entrevistas, de 15 minutos cada, com candidatos feitas pelos apresentadores do Jornal Nacional, da Rede Globo; primeiro tema foi economia; “Vivemos uma crise de confiança no Brasil”, disse àecio Neves; William Bonner retrucou que questão sobre aumento de tarifas públicas não fora respondida; “Vamos realinhar os preços, quando e como isso se tornar necessário”, prosseguiu tucano; jornalistas perguntaram ainda sobre o polêmico aeródromo de Cláudio (MG); “O que vale mais: uma fazenda com ou sem aeroporto?”, perguntou Bonner; “à‰ um sítio”, respondeu Aécio; perguntas duras.
Foi mais dura do que o previsto a primeira entrevista com um presidenciável na bancada do Jornal Nacional, da Rede Globo. Diante do tucano Aécio Neves, os apresentadores William Bonner e Patrícia Poeta optaram por abordar temas delicados para o candidato, como a construção do aeroporto de Cláudio, em Minas, ao lado de fazenda da família do ex-governador, e até o apoio que ele vem recebendo o ex-governador Eduardo Azeredo. Patrícia lembrou que o tucano é acusado de ser o pivô do chamado mensalão mineiro.

No início dos quinze minutos de perguntas e respostas, Bonner quis saber se Aécio está disposto a fazer reajustes em tarifas públicas. Aécio respondeu que a economia brasileira vive uma crise de confiança, mas Bonner retrucou que considerava que a questão não foram respodida. O tucano, então, afirmou que “haverá realinhamento de preços” quando sua equipe econômica julgar necessário, sem se comprometer com as chamadas “medidas amargas” no início da gestão.

– Eu prometo uma gestão que resgate a ética e a moral pública, com eficiência de governo, disse o candidato do PSDB.

O tema da construção do aeroporto de Cláudio ocupou cerca de um quatro de todo o tempo da entrevista. Não era bem o que Aécio esperava. Pelo menos três questões sobre o assuntos foram dirigidas a ele por William Bonner, sendo a última a mais direta:

– O que vale mais, candidato, uma fazenda com um aeroporto ao lado ou sem um aeroporto ao lado?

Aécio respondeu que a propriedade está no patrimônio de sua família há 150 anos. Com 30 alqueires, segundo ele, “é um sítio”. Ele afirmou que fez o aeroporto para dinamizar a economia regional.

Economia

Sobre Azeredo, rebateu: “Você disse bem, ele me apóia”, sem se comprometer com o passado político do ex-governador.

Abaixo, notícia anterior:

247 – O candidato tucano Aécio Neves abriu a série de entrevistas do Jornal Nacional. Na entrevista, conduzida por William Bonner e Patrícia Poeta, foram abordados diversos pontos, como a economia, a corrupção e a polêmica construção do aeródromo de Cláudio (MG). Eis alguns pontos:

Sobre economia

“O brasileiro quer transparência. Quer um governo com coragem de fazer o que é necessário. Vamos enxugar o estado. Na política externa, o alinhamento ideológico foi prioridade para o atual governo”.

Sobre tarifas públicas

“Vai ter previsibilidade. Haverá, sim, um realinhamento de preços, quando for necessário e tivermos todas as informações sobre o quadro econômico”.

Sobre corrupção

“No PT houve uma condenação, as pessoas foram presas. à‰ uma situação diferente da do PSDB. Em relação ao PSDB, se houver denúncias consistentes, tem que ser investigado. E se alguém for condenado, não será tratado como herói nacional. Por uma razão muito simples: isso deseduca”.

Sobre o aeroporto de Cláudio (MG)

“Fizemos um programa, o ProAero, que ligou 29 cidades. [Enquanto Aécio fazia sua explicação, Bonner perguntou: o que vale mais: uma fazenda com aeroporto ou sem aeroporto ao lado?] Essa fazenda tem 14 cabeças de gado, é um sítio. Essa cidade precisava desse aeroporto. Se houve algum prejuízo, foi desse meu tio-avô. Ele pediu R$ 9 milhões pela área desapropriada e a avaliação do estado foi muito menor. A população daquela cidade sabe a importância do aeródromo. Eu usei todos os aeroportos do estado, a trabalho”.

Sobre governo transformador

“O ex-presidente Lula tomou a decisão correta de unificar os programas sociais criados durante o governo do presidente Fernando Henrique. Governar é reconhecer acertos. No nosso governo, vamos adensar esses programas sociais. Fiz um governo transformador em Minas Gerais e também farei um governo transformador no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *