Tucano Alckmin vence no primeiro turno com 44%, diz Datafolha

do Brasil 247

Encomendada pelo jornal Folha de S. Paulo, a pesquisa está registrada no TSE sob número 000007/2014.
Encomendada pelo jornal Folha de S. Paulo, a pesquisa está registrada no TSE sob número 000007/2014.
A pesquisa Datafolha sobre a sucessão estadual não poderia ser melhor para o governador Geraldo Alckmin, do PSDB. A despeito da crise de abastecimento de água, ele seria reeleito no primeiro turno, com 44% dos votos, se as eleições fossem realizadas hoje. O instituto ligado ao grupo Folha também aponta o surpreendente baixo desempenho daquele que, supostamente, seria seu principal rival. O ex-ministro Alexandre Padilha, do PT, marcou apenas 3%.

De acordo com a pesquisa, o único nome que emerge como um adversário real de Alckmin é o peemedebista Paulo Skaf, que se licenciou da presidência da Fiesp e cravou 21% na pesquisa. O ex-prefeito Gilberto Kassab marcou 5%.

Essa pesquisa chega num momento crucial, em que os candidatos estão amarrando suas alianças partidárias. Ontem, o PSB, de Eduardo Campos e Marina Silva, aceitou firmar aliança com o PSDB, na qual o deputado Márcio França poderá ser vice ou candidato ao Senado. Também foi confirmada a coligação entre PMDB e PDT, que indicará o advogado José Roberto Batochio como vice de Paulo Skaf.

Alckmin venceria no primeiro turno porque tem 44% contra 31% de todos os adversários somados, considerando ainda candidatos “nanicos”, como Gilberto Natalini, do PV, e Gilberto Maringoni, do PSol.

Caso Kassab desista da disputa em São Paulo e feche com Alckmin, seus votos migrariam prioritariamente para o tucano, que chegaria a 47% das intenções de voto.

O Datafolha também fez uma pesquisa relacionada ao Senado e o ex-governador José Serra lidera com 41%. Eduardo Suplicy, que concorre à  reeleição, tem 32%.

Economia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *