PCdoB oficializa na segunda-feira pré-candidatos em Curitiba

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) vai reunir a militância em Curitiba para apresentar os pré-candidatos a deputado estadual, federal e senado da legenda. O vereador de Foz do Iguaçu, Nilton Babato, é aposta da legenda para o Senado. No plano nacional, os comunistas apoiam a reeleição de Dilma Rousseff(PT); para governador a aliança pode ser com a senadora Gleisi Hoffman(PT) ou com o também senador Roberto Requião (PMDB), caso sua candidatura seja viabilizada.
O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) vai reunir a militância em Curitiba para apresentar os pré-candidatos a deputado estadual, federal e senado da legenda. O vereador de Foz do Iguaçu, Nilton Babato, é aposta para o Senado. No plano nacional, os comunistas apoiam a reeleição de Dilma Rousseff(PT); para governador a aliança pode ser com a senadora Gleisi Hoffman(PT) ou com o também senador Roberto Requião (PMDB), caso sua candidatura seja viabilizada.
O PCdoB vai reunir militantes e amigos nesta segunda-feira, 16, à s 18h30min, no Sindicato dos Engenheiros do Paraná (Senge) para apresentar as pré-candidatos de Curitiba e região metropolitana à  Assembleia Legislativa, Câmara Federal e ao Senado. O encontro também visa preparar a convenção estadual marcada para o próximo dia 28, quando o partido deverá oficializar sua chapa para as eleições de outubro.

Neste ano o PCdoB deverá participar da disputa pelo Senado, com a indicação do professor e escritor Nilton Bobato, atual vereador em Foz do Iguaçu e ex-presidente estadual da legenda. A primeira (e também a última) vez em que os comunistas disputaram o Senado foi em 1986, quando apresentaram o nome do professor Adeloir Rossi. Agora o partido pretende realizar um chamamento pela renovação da representação paranaense na Câmara Alta.

Para a Câmara Federal se destacam as pré-candidaturas do presidente da Câmara dos Vereadores de Ponta Grossa, Aliel Machado; e do ativista pelos direitos civis LGBT e presidente da ABGLT, Toni Reis. Para deputado estadual, o PCdoB apostará no nome do seu presidente estadual, o ex-deputado federal e assessor do Ministério do Esporte, Ricardo Gomyde. Ao todo são sete pré-candidatos a deputado estadual e três para federal.

Novo projeto

Segundo Nilton Bobato, a candidatura, sendo aprovada pela convenção do dia 28, representa um movimento político-eleitoral em torno da proposta de um novo projeto nacional de desenvolvimento. Um projeto cujo fundamento programático compreende a luta pela soberania e defesa da nação brasileira, a democratização da sociedade, o progresso social e a integração solidária da América Latina!. Um projeto que inclui importantes reformas estruturais, dentro do qual o pré-candidato do PCdoB defenderá a melhor posição possível do Paraná.

Integrante da campanha de reeleição da presidente Dilma Rousseff, a candidatura de Nilton Bobato defenderá quatro reformas consideradas essenciais, a começar pela política, com o objetivo de elevar a participação do povo na política, fortalecer os partidos e combater a influência do poder econômico e financeiro nas campanhas. Outra reforma, a da democratização da mídia monopolista, visando proporcionar à  sociedade o efetivo direito a uma comunicação plural, com plena liberdade de expressão. A reforma urbana deverá responder à  crise nas cidades, com ênfase na mobilidade urbana, segurança e moradia popular. Por fim, a reforma tributária progressiva, que tribute mais as fortunas, o rentismo, e desonere a produção e o trabalho.

Economia

Comments are closed.