Coluna do Ricardo Gomyde: O clima de Copa pegou!

Ricardo Gomyde, em sua coluna deste sábado, destaca a presença do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, no jogo Equador x Honduras, na Arena da Baixada, em Curitiba; colunista ainda aborda o fluxo de turistas na capital paranaense proporcionado pela Copa; "O clima de Copa do Mundo, definitivamente, pegou!", comemora Gomyde; leia o texto e compartilhe.
Ricardo Gomyde, em sua coluna deste sábado, destaca a presença do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, no jogo Equador x Honduras, na Arena da Baixada, em Curitiba; colunista ainda aborda o fluxo de turistas na capital paranaense proporcionado pela Copa; “O clima de Copa do Mundo, definitivamente, pegou!”, comemora Gomyde; leia o texto e compartilhe.
Ricardo Gomyde*

Em clima de festa e sob os olhares do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e do presidente da FIFA, Joseph Blatter, Curitiba recebeu ontem seu segundo jogo da Copa do Mundo 2014: Honduras x Equador. Presentes o presidente de Honduras e o embaixador do Equador. Nossa cidade, novamente, se mobilizou para, de braços abertos, recepcionar os milhares de turistas, nacionais e estrangeiros, que passaram pela capital paranaense. Como foi no primeiro jogo entre Nigéria e Irã, na segunda-feira (16/06), toda a operação saiu como o planejado. Aliás, a FIFA e o Comitê Organizador Local (COL) avaliaram que Curitiba executou a mais bem sucedida operação dentro do estádio na primeira rodada de jogos nas cidades-sede.

Na ocasião, enquanto quase 40 mil pessoas se dirigiram ao jogo, usufruindo de um planejamento operacional detalhadamente debatido com governos Federal, Estadual e Municipal, FIFA e COL. Outras milhares saíram à s ruas para sentir esse clima único que a Copa do Mundo nos proporciona. Por todos os lados víamos torcedores da Nigéria e do Irã enrolados nas bandeiras de seus países e aguardando o início da partida. Apesar do primeiro empate do Mundial, o espetáculo foi garantido pela torcida e pela alegria do povo.

A movimentação de turistas, por sinal, tem sido sensacional em várias regiões do Brasil. Em Curitiba, de acordo com previsão da prefeitura, as viagens pela rodoviária do município aumentaram bastante durante a Copa do Mundo. A média anual de embarque no terminal para o mês de junho é de 8 mil passageiros por dia. Em 2014, segundo o levantamento, mais de 9,5 mil embarques diários são realizados. O mesmo crescimento é constatado em Foz do Iguaçu.

Voltando ao jogo de ontem, hondurenhos e equatorianos exibiram suas cores e contaram com a hospitalidade do povo curitibano. Apesar de não serem fortes candidatos a erguer a taça, mais de 39 mil torcedores fizeram uma festa digna do maior evento esportivo do planeta e pintaram a Arena da Baixada de amarelo, azul, vermelho e branco. Em campo, o Equador (26!º do ranking da FIFA) e Honduras (43!ª seleção do mundo) tentavam a reabilitação após estrearem com derrota na Copa do Mundo. Ao final, melhor para o Equador, que venceu por 2 x 1 e continua brigando por vaga na próxima fase. Foi uma bela noite de futebol em Curitiba.

O clima de Copa do Mundo, definitivamente, pegou!

Economia

*Ricardo Gomyde, assessor do Ministério do Esporte, especialista em políticas de inclusão social, é membro da Comissão Organizadora da Copa do Mundo no Brasil em 2014. Escreve nos sábados no Blog do Esmael.

Comments are closed.