Coluna do Ricardo Gomyde: A Copa das Copas encanta o Brasil e o mundo!

Ricardo Gomyde*

Ricardo Gomyde, em sua coluna deste sábado, tira sarro da revista Veja; "Uma revista nacional chegou a dizer que o Maracanã ficaria pronto apenas em 2038. E na capa", diverte-se o colunista, que destaca a festa dos torcedores nos estádios e boom no comércio do Paraná e no país; "A Copa das Copas encanta o Brasil e o mundo!", comemora; leia o texto e compartilhe.
Ricardo Gomyde, em sua coluna deste sábado, tira sarro da revista Veja; “Uma revista nacional chegou a dizer que o Maracanã ficaria pronto apenas em 2038. E na capa”, diverte-se o colunista, que destaca a festa dos torcedores nos estádios e boom no comércio do Paraná e no país; “A Copa das Copas encanta o Brasil e o mundo!”, comemora; leia o texto e compartilhe.
Ao final da fase de grupos o balanço que se pode fazer da Copa é muito bom. Bem diferente do caos apresentado por alguns setores no período da preparação. Uma revista nacional chegou a dizer que o Maracanã ficaria pronto apenas em 2038. E na capa. Falavam da “vergonha” que o Brasil passaria. Que haveria tragedias nos aeroportos, segurança, comunicação…

Qual o quê!!! A Copa do Brasil encanta o mundo. Mesmo com nossos seculares problemas, todos que aqui chegam encantam-se com o que encontram e elogiam o trabalho feito. E o povo brasileiro dá um show. Canta emocionado o hino na abertura dos jogos. Recebe com primazia os turistas. Colore o país de verde e amarelo.

A Copa é um sucesso! E a Copa no Paraná, então… Após Curitiba encerrar a participação no mundial, podemos dizer que foram quatro belos jogos e que aconteceram com alto padrão de qualidade. Os benefícios se fizeram sentir em diversas áreas. Por quase 15 dias, o evento movimentou nossa economia acima das expectativas. Hotéis com ocupação elevada, bares com aumento de 60% na frequência (segundo a ABRABAR), comercio vendendo e a cidade sendo vista e elogiada mundo afora. Povos dos 4 cantos do mundo circulando pela cidade e tornando nosso dia-a-dia mais alegre. Culturas e idiomas diversificados misturavam-se com nossos costumes fazendo com que este momento permaneça para sempre na memória de Curitiba..

O último jogo foi particularmente marcante. Argélia e Rússia fizeram uma partida bem disputada onde apenas um sairia classificado. Apoiados por inúmeros torcedores de seus países e por brasileiros que dividiram-se de acordo com suas simpatias. Com o empate, a Argélia conquistou uma inédita vaga para as oitavas-de-final onde enfrentará a poderosa Alemanha. A Rússia, sede do próximo mundial, sofreu dolorosa eliminação. Tentará melhor sorte daqui a quatro anos.

Vamos agora aos jogos eliminatórios. Tenho convicção que o Brasil continuará brilhando dentro e fora de campo. Hoje, o jogo é duro. Estaremos todos acompanhando Brasil X Chile e torcendo por mais uma vitória da nossa seleção. Vai Brasil!!!

Economia

*Ricardo Gomyde, assessor do Ministério do Esporte, especialista em políticas de inclusão social, é membro da Comissão Organizadora da Copa do Mundo no Brasil em 2014. Escreve nos sábados no Blog do Esmael.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *