Coluna do Marcelo Araújo: “Fruet tomou gosto pela inauguração de obras do ex-prefeito Ducci”

Marcelo Araújo, em sua coluna desta segunda, ironiza dizendo que o viaduto "enteado", prestes a ser inaugurado em Curitiba, é filho de casamento anterior da cidade com o prefeito Ducci; colunista observa que Fruet está tomando gosto pela inauguração de obras do antecessor; especialista em multas e trânsito recorda que na campanha eleitoral, em 2012, o então prefeito sofrera críticas severas de adversários e de setores da mídia; Agora, depois de pronta a obra, que será verdadeiro cartão postal, nada mais justo a capital homenagear seu verdadeiro pai chamando-a de
Marcelo Araújo, em sua coluna desta segunda, ironiza dizendo que o viaduto “enteado”, prestes a ser inaugurado em Curitiba, é filho de casamento anterior da cidade com o prefeito Ducci; colunista observa que Fruet está tomando gosto pela inauguração de obras do antecessor; especialista em multas e trânsito recorda que na campanha eleitoral, em 2012, o então prefeito sofrera críticas severas de adversários e de setores da mídia; Agora, depois de pronta a obra, que será verdadeiro cartão postal, nada mais justo a capital homenagear seu verdadeiro pai chamando-a de “Viaduto Estaiado Luciano Ducci!, sugere; leia o texto.
Marcelo Araújo*

Quem lê rapidamente e de forma desatenta o slogan (reduza, reutilize, recicle) da nova campanha da Prefeitura é levado a crer que o objetivo é extrair o que tem de melhor em algumas secretarias sem reforma do secretariado, mesmo com reiteradas gafes como é o caso da do trânsito, mas depois vê que o objetivo é outro.

Com as intempéries da semana passada, seja resultado de incansáveis danças da chuva, seja pela presença de pessoas que carregam nuvens negras sobre a cabeça, como o sombrio Celso Nascimento, o prefeito ganhou mais um fôlego para decidir como será a animada inauguração da inovadora obra do viaduto estaiado, oportunidade que terá de mostrar sua grandeza espiritual, de caráter e cordialidade em convidar o verdadeiro pai do seu viaduto enteado! para as comemorações que a cidade aguarda.

Ainda como candidato criticou a obra e prometia que analisaria com a Secretaria de Governo e o IPPUC eventuais ajustes do que agora é uma realidade.

Aqueles que acham que esse tipo de solução é novidade no Brasil precisam ver a ponte Otávio Farias de Oliveira e a sobre o Rio Tietê, ambas em SP; a JK em Brasília; outra em Rio Branco/AC; Sergio Motta em MT; a da divisa entre SP e MS; a de Belém/PA; de Guarulhos/SP; de Natal/RN; Teresina/PI e São Leopoldo/RS.

O viaduto estaiado, importante intervenção no cruzamento com a Avenida Coronel Francisco H. dos Santos. Este cruzamento era um dos mais críticos em termos de retenção de tráfego da região. Quando a solução de projeto para a intersecção começou ser estudada, várias alternativas foram consideradas, tais como trincheiras, viadutos longitudinais à  Avenida das Torres e um viaduto transversal na mesma avenida, que acabou como alternativa eleita.

Economia

Menor extensão e alças de tráfego mais curtas foram os principais motivos para a escolha. Viadutos são obras importantes para a mobilidade nas grandes cidades, porém por vezes criam obstáculos para novos projetos e áreas degradadas ao seu redor. Por esses motivos optou-se por um viaduto estaiado, uma vistosa obra que aproxima as pessoas e por ser uma obra sustentada pelos estais não compromete futuras intervenções neste importante eixo da cidade.

O futuro próximo mostrará os resultados. Há que se reconhecer que a obra foi originada do planejamento, da visão de futuro e do poder de realização da Prefeitura de Curitiba comandada pelo ex-prefeito Luciano Ducci, e que em passado recente foram duramente criticada pelos que hoje estão à  frente da atual gestão.

Agora, depois de pronta a obra estaiada, que será verdadeiro cartão postal, nada mais justo a capital homenagear seu verdadeiro pai chamando-a de “Viaduto Estaiado Luciano Ducci.

Agora várias obras começam a ser entregues para a população que vai podendo experimentar os importantes benefícios que estão gerando para toda a cidade em que pese os transtornos iniciais. Obras que hoje o prefeito Gustavo Fruet inaugura parecendo até gostar.

De multa eu entendo!

*Marcelo Araújo é advogado, presidente da Comissão de Trânsito, Transporte e Mobilidade da OAB/PR. Escreve nas segundas-feiras para o Blog do Esmael.

Deixe um comentário