A Prefeitura de Curitiba deverá retomar nos próximos dias o processo de licitação para a escolha de até quatro agências de publicidade para gerir orçamento anual de R$ 20 milhões. Os contratos terão validade por cinco anos, portanto, o bolo destinado à propaganda na gestão Gustavo Fruet chegará a R$ 100 milhões.
O reinício do certame se dará assim que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) notifique que as irregularidades apontadas pelo conselheiro Ivan Bonilha foram sanadas.
Caso a licitação bata na trave mais uma vez, a Prefeitura da capital já tem um “plano B”: prorrogar os contratos com as atuais agências que já atendem o município !” Master, CCZ e Opusmultimídia !” são as mesmas que atendem o Palácio Iguaçu. Elas tiveram os contratos prorrogados no início de 2013 e, na semana passada, foram consultadas sobre a disposição para continuar na conta sem a concorrência.
Em fevereiro, o TCE suspendeu a licitação milionária de Fruet ao acatar parte das denúncias apresentadas pelo advogado à‚ngelo Gomes de Pedroso, que questionou: 1- grau de endividamento máximo dos participantes fixado sem justificativa e em porcentual menor que o usual (60%, quando em outras licitações chega a 80%); 2- impossibilidade de participação de micro e pequenas empresas e de se admitir a comprovação de inscrição no Simples nacional como prova dessa condição; e 3- exigência de vínculo empregatício entre as agências e seus profissionais.
A Secretaria Municipal de Comunicação está sob intervenção de Paulo Vítola, ex-diretor-presidente da TV Educativa, cedido pelo governador Beto Richa (PSDB) ao prefeito curitibano. Vítola acabou finalizar um estudo com diagnóstico da área, que será apresentado nos próximos dias a Fruet.
Em novembro de 2013, Richa e Fruet inauguraram a política da boa vizinhança. Um não bate no outro. O tucano sonha em neutralizar o ex-companheiro de ninho durante as eleições deste ano. Por isso não de se estranhar que as agências de propagandas continuem as mesmas!¦
Jornalista e Advogado. Desde 2009 é autor do Blog do Esmael.
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