Ibope revela que jornais e revistas estão no bico do corvo

Fatores relevantes da pesquisa sobre hábitos de consumo de mídia com 18 mil brasileiros, divulgada nesta semana pela Secretaria de Comunicação, do governo federal, são os péssimos resultados das revistas e dos jornais impressos; levantamento do Ibope deixa impressos no bico do corvo, cuja previsão de morte definitiva no Brasil é em 2027; tradicional revista semanal norte-americana Newsweek, uma espécie Veja dos Estados Unidos, por exemplo, teve sua última edição impressa publicada em 31 de dezembro de 2012, que agora só existe na versão eletrônica na internet, depois de 80 anos no papel; levantamento da Secom ajudará o poder público a direcionar verbas da publicidade; a internet deverá alcançar fatia de 15% dos investimentos este ano; com baixa estima, circulação em queda e declínio comercial, como as revistas e os jornais impressos irão sobreviver?
Fatores relevantes da pesquisa sobre hábitos de consumo de mídia com 18 mil brasileiros, divulgada nesta semana pela Secretaria de Comunicação, do governo federal, são os péssimos resultados das revistas e dos jornais impressos; levantamento do Ibope deixa impressos no bico do corvo, cuja previsão de morte definitiva no Brasil é em 2027; tradicional revista semanal norte-americana Newsweek, uma espécie Veja dos Estados Unidos, por exemplo, teve sua última edição impressa publicada em 31 de dezembro de 2012, que agora só existe na versão eletrônica na internet, depois de 80 anos no papel; levantamento da Secom ajudará o poder público a direcionar verbas da publicidade; a internet deverá alcançar fatia de 15% dos investimentos este ano; com baixa estima, circulação em queda e declínio comercial, como as revistas e os jornais impressos irão sobreviver?
O instituto Ibope fez levantamento a pedido da Secretaria de Comunicação Social (Secom), da Presidência da República, sobre os hábitos de consumo de mídia do público brasileiro. Constatou-se que os internautas ficam, em média, três horas e 39 minutos na internet, enquanto os telespectadores passam três horas e 29 minutos vendo TV. A televisão ainda continua bastante popular, pois tem a preferência de 76,4%.

A pesquisa também revela que 75% dos entrevistados nunca leem jornais e 85% nunca leem qualquer revista. Apenas 6% dos brasileiros entrevistados disseram ler jornais diariamente.

Os jornais impressos são o meio predileto de informação para apenas 1,5%. Nesse diminuto grupo, 53% afirmam que confiam no que leem.

Segundo o Ibope, a revista é o que tem a menor presença no cotidiano dos brasileiros. De acordo com os resultados sobre a frequência de uso, apenas 1% dos entrevistados leem este impresso todos os dias e 50% acreditam em seu conteúdo.

A pesquisa da Secom, pasta comandada pelo ministro paranaense Thomas Traumann, ajudará o poder público a direcionar verbas com publicidade.

Neste ano, com base na audiência, a internet deverá alcançar fatia de 15% dos investimentos publicitários do governo federal. Em 2011, era de 8% e 2012 9,5%. No ano passado alcançou 11,5% do orçamento total.

Economia

Há pouco mais de um ano eu escrevi aqui sobre o fim dos jornais impressos (clique aqui). Os números dessa pesquisa Ibope corroboram a tese de que jornais e revistas estão no bico do corvo. A morte dos impressos tem data marcada no Brasil: 2027 (clique aqui para ler mais).

A tradicional revista semanal norte-americana Newsweek, uma espécie Veja dos Estados Unidos, por exemplo, teve sua última edição impressa publicada em 31 de dezembro de 2012. Agora só existe na versão eletrônica na internet, depois de 80 anos no papel.

O Ibope Inteligência ouviu 18.312 pessoas em 848 municípios entre os dias 12 de outubro e 6 de novembro do ano passado.

Com informações do Brasil 247.

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