Requião emplaca CPI dos à”nibus e promete devassa nas tarifas

da Agência Senado

Como manda a tradição no Congresso Nacional, a presidência da CPI do à”nibus caberá ao proponente, senador Roberto Requião (PMDB-PR); embora a investigação da máfia no transporte coletivo tenha alcance nacional, parlamentar paranaense deverá convocar o prefeito Gustavo Fruet (PDT) e o governador Beto Richa (PSDB) para explicarem o preço abusivo da tarifa do ônibus na Grande Curitiba; "Nada é pior que a complacência e autocomplacência com a corrupção. Firmeza na CPI dos à”nibus", tuitou nesta sexta Requião, dando ideia de como agirá na comissão.
Como manda a tradição no Congresso Nacional, a presidência da CPI do à”nibus caberá ao proponente, senador Roberto Requião (PMDB-PR); embora a investigação da máfia no transporte coletivo tenha alcance nacional, parlamentar paranaense deverá convocar o prefeito Gustavo Fruet (PDT) e o governador Beto Richa (PSDB) para explicarem o preço abusivo da tarifa do ônibus na Grande Curitiba; “Nada é pior que a complacência e autocomplacência com a corrupção. Firmeza na CPI dos à”nibus”, tuitou nesta sexta Requião, dando ideia de como agirá na comissão.
A Secretaria-geral da Mesa do Senado confirmou no início da madrugada desta sexta-feira a criação da CPI do Transporte Público, após certificar o apoio de 28 senadores, um a mais do que o mínimo necessário. Até as 23h59 desta quinta-feira (12), prazo final para a confirmação dos apoios, foram retiradas 14 das 40 assinaturas que constavam inicialmente do requerimento apresentado pelo senador Roberto Requião (PMDB-PR), o que inviabilizaria a criação. No entanto, outras duas assinaturas foram apresentadas a cinco minutos do prazo fatal.

Agora, o resultado será comunicado ao Plenário na sessão desta sexta-feira (13) e o requerimento será publicado no Diário do Senado Federal. A partir daí, os líderes deverão fazer as indicações dos integrantes da CPI. O pedido de criação da comissão que vai investigar as elevadas tarifas de transporte coletivo urbano no país e verificar que medidas podem ser tomadas pelo poder público para enfrentar a questão foi lido por Requião em Plenário na tarde desta quinta (12), enquanto presidia os trabalhos.

Na justificativa do requerimento, Requião destacou diversas irregularidades que têm sido praticadas em detrimento da população e que têm contribuído para o aumento das tarifas. Entre elas, os vícios em processos licitatórios que inibem a concorrência, falhas na condução dos contratos e falta de publicidade das planilhas de custos que permitiriam uma avaliação correta da relação entre as despesas e as tarifas do transporte.

“Pretendo com essa CPI, antes de tudo, fazer valer o direito do cidadão usuário de ônibus urbanos a receber do Parlamento o efetivo serviço de fiscalização dos processos de contratação, condução, definição de tarifas e concessão de subsídios”, afirmou o senador paranaense.

Deixe um comentário