Dilma fala sobre prisão: saúde de Genoino é questão humanitária!

do Brasil 247

"Sei as condições de saúde dele, que teve uma doença extremamente grave do coração", disse Dilma Rousseff; ela lembrou que tem "uma relação pessoal" com a família de José Genoino: "Eu estive encarcerada com a mulher do Genoíno, que se chama Rioko"; sobre a decisão de Barbosa de mandar os condenados para Brasília e sob regime fechado, a presidente evitou fazer comentários: "Eu não faço observações, críticas ou análises a respeito de sentenças da Suprema Corte do meu país".
“Sei as condições de saúde dele, que teve uma doença extremamente grave do coração”, disse Dilma Rousseff; ela lembrou que tem “uma relação pessoal” com a família de José Genoino: “Eu estive encarcerada com a mulher do Genoíno, que se chama Rioko”; sobre a decisão de Barbosa de mandar os condenados para Brasília e sob regime fechado, a presidente evitou fazer comentários: “Eu não faço observações, críticas ou análises a respeito de sentenças da Suprema Corte do meu país”.
A presidente Dilma Rousseff manifestou “grande preocupação” com a saúde do deputado federal licenciado José Genoino (PT-SP), preso no Complexo da Papuda, em Brasília. Em entrevista a rádios de Campinas (SP), ela mencionou que o assunto é uma questão “humanitária”, e que sabe das “condições de saúde” do petista, que “teve uma doença extremamente grave do coração”.

Dilma lembrou que tem uma relação pessoal com a família de Genoino e que esteve presa junto com sua mulher do parlamentar durante a ditadura militar no Brasil. “Eu estive encarcerada com a mulher do Genoíno, que se chama Rioko, durante o período da ditadura militar”, disse, ao comentar sobre a amizade nascida nos anos de chumbo.

A presidente evitou comentar, porém, a decisão do presidente do STF, Joaquim Barbosa, de mandar os condenados da Ação Penal 470 para Brasília e sob regime fechado, enquanto deveriam estar cumprindo suas penas no regime semiaberto e em suas cidades residentes. “Eu não faço observações, críticas ou análises a respeito de sentenças da Suprema Corte do meu país, pois caso contrário eu estaria desrespeitando a Constituição”.

A família de Genoino reclamou duramente das condições a que o ex-presidente do PT foi submetido ao dar entrada na Papuda. Ele foi revistado nu, vestiu o macacão dos presos e só teve acesso a água de torneira para beber. Sua mulher Rioko Kayano contou que o marido só recebeu água mineral depois de reclamação feita por José Dirceu e Delúbio Soares.

“Neste momento, a família não está falando mais no julgamento, a nossa bandeira agora é a saúde do meu pai. Ele só tinha 10% de chance de sobreviver, mas conseguiu vencer com muita dificuldade. Foi quase um mês internado no hospital e contou com todo nosso apoio para a recuperação”, relatou Miruna Genoino em entrevista.

“Não nos conformamos com o fato de Genoino, Delúbio e Dirceu terem sido condenados em regime semiaberto e colocados nesse lugar por uma série de atropelos, submetidos a todas as regras”, disse Rioko.

Economia

Abaixo, trecho da entrevista da presidente Dilma em Campinas:

Sentenças do Supremo Tribunal Federal

Eu sou presidenta da República e queria te dizer que eu tenho, como presidenta, ter e cumprir alguns requisitos. Um deles é o absoluto respeito à  Constituição. Para você ter uma ideia, o artigo 2!º da Constituição diz que são poderes, sei assim praticamente de cor, são poderes da União e independentes e harmônicos entre si o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. Quer dizer que somos independentes uns dos outros, mas somos harmônicos.

Eu não me permito como presidenta fazer qualquer observação, análise ou avaliação sobre atos do poder Judiciário, em especial, aí no caso, eu estou me referindo a decisões do STF. Isso não significa que eu não tenha minhas convicções, eu as tenho. No entanto, enquanto eu for presidenta, minha condução vai ser essa. Eu não faço observações, críticas ou análises a respeito de sentenças da Suprema Corte do meu país, e acho que esse é um procedimento exigido dos presidentes dos poderes, não é só de mim, é dos presidentes dos poderes no sentido de respeito ao outro poder e de convivência harmônica, pois caso contrário eu estaria desrespeitando a Constituição.

Isso não me impede de fazer considerações sobre aspectos humanitários. Eu manifestei de fato uma grande preocupação humanitária em relação à  saúde do deputado federal José Genoino. Fiz porque sei as condições de saúde dele, ele teve uma doença extremamente grave do coração, e sei que ele toma anticoagulante, e ao mesmo tempo é importante que eu te diga que tenho uma relação pessoal com a família do Genoino, eu estive encarcerada com a mulher do Genoíno, que se chama Rioko, durante o período da ditadura militar. Portanto, manifestei a minha preopcuação com a saúde dele em caráter estritamente pessoal.

Comments are closed.