Dilma sobre privatização do pré-sal: “esqueçam o que falei”; assista ao vídeo

Dilma adota agenda neoliberal de FHC ao privatizar o pré-sal do Campo de Libra, na Bacia de Santos; na campanha de 2010, a petista jurava que não abriria mão das reservas de petróleo e afirmava que seria "um crime contra o Brasil"; começa pipocar protestos em todo o país pedindo o cancelamento do leilão previsto para dia 21; Requião promete entrar na Justiça; assista ao vídeo de quando Dilma era contra a privatização do pré-sal.

Dilma adota agenda neoliberal de FHC ao privatizar o pré-sal do Campo de Libra, na Bacia de Santos; na campanha de 2010, a petista jurava que não abriria mão das reservas de petróleo e afirmava que seria “um crime contra o Brasil”; começa pipocar protestos em todo o país pedindo o cancelamento do leilão previsto para dia 21; Requião promete entrar na Justiça; assista ao vídeo de quando Dilma era contra a privatização do pré-sal.

“Esqueçam o que escrevi”, disse o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) antes de chegar à  Presidência da República em 1994. Mais tarde o tucano negou que dissera a frase.

Vinte anos depois, a presidenta Dilma Rousseff (PT) segue a mesma pegada ao tucanar o tucano: “esqueçam o que falei”. Talvez no futuro também venha negar a frase.

Na campanha eleitoral de 2010, Dilma foi à  tevê (veja o vídeo) prometer que não privatizaria o pré-sal da Petrobras. Mais: disse que seria um crime vender as riquezas naturais brasileiras.

Veja o vídeo:

“Desde já eu afirmo a minha posição: é crime tentar privatizar a Petrobras e ou pré-sal. Fala isso porque há poucos dias o principal assessor do candidato Serra para a área de energia e ex-presidente da Agência Nacional do Petróleo, durante o governo FHC, defendeu a privatização do pré-sal. Isso seria um crime contra o Brasil porque o pré-sal é nosso grande passaporte para o futuro…”, diz um trecho do vídeo gravado há três anos na campanha eleitoral.

Pois bem, Dilma esqueceu o que falou. No próximo dia 21 de outubro a presidenta vai leiloar as reservas de pré-sal do Campo de Libra, na Bacia de Santos. Estima-se que há 12 bilhões de barris de petróleo no local. A petista vai cometer o crime que dizia combater, portanto.

Nem todo mundo deixará barato essa contradição entre o discurso e a prática de Dilma. Nesta segunda (14), à s 9h30, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná, haverá uma audiência pública contra a privatização do Campo de Libra.

O protesto no parlamento paranaense é convocado pelos deputados Tadeu Veneri (PT) e Gilberto Martin (PMDB), fiel aliado do senador Roberto Requião. O Partido da Pátria Livre (PPL) também coordena o esforça contra a agenda neoliberal do governo federal.

Falando em Requião, o senador promete ingressar na Justiça contra o leilão do pré-sal. Na semana passada, ele e o ex-diretor da Petrobras, Ildo Sauer, resgataram o “antigo” discurso de Dilma: “privatizar o pré-sal é um crime contra o Brasil” (clique aqui para relembrar).

34 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. dilma vendida pau mandado dos yankees

  2. É como o Stédile falou, esse pessoal do PT é uísque paraguaio!

  3. Se informar sempre é salutar:
    ” Regimes de Concessão e de Partilha
    Regimes de concessão e de partilha na exploração do petróleo

    Regime de Partilha

    Pelo contrato de partilha de produção, previsto para a exploração dos campos do pré-sal, a propriedade do petróleo extraído é exclusiva do Estado, em contraste com a propriedade exclusiva do concessionário, no caso da concessão. Cabe ao contratante explorar e extrair o petróleo, às suas expensas, em troca de uma parte do petróleo extraído. As reservas não extraídas permanecem propriedade do Estado.

    O contratante assume todos os custos e riscos da exploração, bem como é o único que opera a exploração, não possuindo qualquer direito de indenização por parte do Estado caso o campo explorado não seja comerciável. Os custos e riscos são assumidos pelo contratante em troca de uma partilha da produção resultante.

    É admissível o pagamento de bônus de assinatura na partilha de produção, mas a prática mais comum é não pagar bônus: vence a licitação o contratante que conferir uma maior participação em favor do Estado, no volume de petróleo produzido. No sistema de concessão, os lances nos leilões são feitos tendo por foco o valor do bônus de assinatura. Nada impede, no entanto, que os lances sejam feitos, naquele sistema, tendo por foco o percentual de royalty a pagar.

    A parte da produção que cabe ao Estado é retida e vendida ou armazenada pelo próprio Estado, mas o Estado poderá se valer de uma empresa estatal para gerenciar a comercialização de seu petróleo ou mesmo poderá contratar o próprio explorador do campo para administrar e comercializar o petróleo de propriedade do Estado.

    Regime de Concessão

    De acordo com o regime de concessão, vigente nos antigos contratos de exploração, a propriedade do petróleo extraído em uma certa área (o bloco objeto da concessão), e por um certo período de tempo (em regra, de 20 a 30 anos), é exclusiva do concessionário, em troca de uma compensação de natureza financeira.

    Por se tornar o proprietário do petróleo extraído, deverá o concessionário pagar ao Estado, em dinheiro, os tributos incidentes sobre a renda (imposto de renda, contribuições etc.) e os royalties, remuneração incidente sobre a receita bruta auferida com a produção do petróleo, a ser pago em dinheiro (o que é mais comum) ou em petróleo (in natura).

    Admite-se, ainda, o pagamento pelo concessionário ao Estado de outras taxas, tais como bônus de assinatura (pago na assinatura do contrato de concessão), participação especial (sobre lucros extraordinários do projeto de exploração e produção de petróleo, se níveis elevados de petróleo forem produzidos) e taxa por ocupação ou retenção de área.”

    Fonte: Consultoria Legislativa
    http://www12.senado.gov.br/noticias/entenda-o-assunto/regimes-de-concessao-e-de-partilha

    • Resumo, Privatização sim, escreveu um monte de coisas, mas no final. PRIVATIZA. O governo vai levar uma pequena parcela e o resto do lucro vai embora para outros paises que ganharem o leilão.

      • Isso aew Sergio, ignora tudo o que está escrito em cima e mantenha sua mente fechada a novos conceitos.
        É assim que se muda o mundo, mantendo-se agarrado a suas verdades mesmo a frente de novos fatos…

        Troféu Joinha

        • Eles jamais poderiam simplesmente falar “privatizar”, mas na prática, creio que seja o que acontecerá. O pior cego é o que não quer ver

        • Pois é Vinicius, uma vez MANIPULADO é complicado para o ser humano abrir novamente sua mente. Ele acha que verdade é enrolação, ele acha que fatos são detalhes sem importância e assim vai crendo no que ELES os poderosos QUEREM.
          Não se desestimule de tentar mostrar a verdade e de encorajar os pobres imbelicilizados da mídia a ENXERGAREM A VERDADE. Abçs.

  4. O problema é que se privatizar o PRÉ-SAL, a Petrobrás não precisará contratar tanta gente para explorar o pré-sal. Logo o tamanho do cabide será menor, ONDE NOSSOS AMIGOS POLÍTICOS PODERÃO ESTACIONAR OS AMIGOS E APOIADORES? O UNIVERSO PARA MALANDRAGENS E FALCATRUAS DIMINUIRÁ, O QUE FAZER? AS FONTES PARA CARGOS CONTRATADOS DIMINUIRÃO, OHHH CÉUUSSS!!!!

    Como a Petrobrás conseguirá tirar esse petróleo lá de 8.000 metros de profundidade na velocidade necessária que o Brasil precisa crescer? Criticar é fácil, mas um político foi eleito para trabalhar e abrir caminhos, então façam isso. Mostrem como o governo pode explorar o pré-sal sem deixar de investir na saúde, segurança e educação; sem emitir moeda como um doido e estimular a hiperinflação…
    DIGAM ENTÃO..

    • Os políticos estacionarão seus amigos e apoiadores em qualquer lugar, talvez até mesmo criado só para isso. Não seja ingênuo, vc realmente acha que as falcatruas diminuirão? Eu não acredito nisso não. Vão continuar como sempre. A petrobras pode sim investir em contratação de empresas (o que já faz)para explorar sem prejudicar a verba para educação e saúde, basta a grana chegar ao destinatário (pois grande parte sempre fica no caminho, especificamente na conta de alguém) e permitir a outras empresas para explorar, mas não pode permitir que o petróleo extraído não seja exclusivo do Estado. Ou vc acha que a grana que as empresas que ficarão com o petróleo em concessão pagarão muito bem por ele? ou então que essa grana será revertida para o melhor destino? Só se for em algum paraíso fiscal no nome desses grandes ladrões já bem conhecidos.

    • Os petroleiros estão se manifestando não pelo país, mas por eles mesmos, imaginou o tamanho da PLR da exploração do Pré sal pela Petrobras? E digo mais, no mesmo pacote da Dilma está o aumento da terceirização nas refinarias, com isso muitos estão com medo de perder a boquinha.!

  5. A Presidenta Dilma demonstra, como fez LULA em “Carta aos Brasileiros”, que no mundo atual não há espaço para o alinhamento automático com a esquerda que permanece retrógrada e fossilizada. Agir de forma diferente é entregar o Brasil de bandeja para a direita raivosa e para o PIG!

  6. O que será feito será uma partilha de produção, ou seja, a concessionária que vencer a licitação terá que repassar à União uma parte do óleo que produzir ““ por isso o regime é chamado de partilha, além do que a empresa que vencer o primeiro leilão de exploração de petróleo na região do pré-sal sob o regime de partilha da produção terá que pagar à União um bônus de R$ 15 bilhões. Não se trata de privatização e sim de partilha, uma coisa é bem diferente de outra.

  7. Fico com o questionamento que o nosso amigo TRABALHADOR faz em seu comentário acima. O meu comentário e o seguinte partilha ou privatização tanto faz o importante é que apareça dinheiro para investir nas questões básica do Brasil, só não pode ser negociata aos moldes daquela feita pelo Governo Fernando Henrique Cardoso e seu Ministro Jose Serra, que espoliaram o patrimônio nacional e sumiram com o dinheiro, mais vale dividir um bolo de chocolate do que comer merda sozinho, o FHC E COMPADRES comeram o bolo de chocolate e os Brasileiros chuparam o dedo, não adianta fazer essas comparações que o processo atual de negociação e muito diferente, e tem sim que ser fiscalizado o tempo todo, para isso nós temos o nosso briguento Requião.

  8. Tem certeza que vc, um blogueiro político, não sabe a diferença entre “Privatização” e “Concessão”?

    • No caso do petróleo, “concessão” é igual dar a laranja e receber o bagaço de volta. É pior que privatização. É isso.

  9. Com essa estória de espionagem, de privatização, de concessão, por via das dúvidas o melhor é SUSPENDER a licitação.

  10. Se a Dilma realmente privatizar, quem poderá segurar o grito parado na garganta: COMPANHEIROS, A DILMA TRAIU!

  11. Se a Dilma realmente privatizar, quem poderá segurar o grito parado na garganta: COMPANHEIROS, A DILMA TRAIU! Pois, se o eleitor brasileiro votou na Dilma e não no Serra, dentre outras coisas, foi porque ela disse que não privatizaria o pré-sal. Então, das duas uma: ou ela mentiu na eleição ou ela traiu depois da eleição.

  12. Por quê todos ficaram calados na concessão dos aeroportos? Algo muito pior que a Dilma fez…

    Chamar de privatização um leilão onde a Petrobrás vai arrematar a maioria dos blocos, a palavra privatização foi banalizada…

  13. Ao Bravo Senador Requião 13.10.2013 às 23:08
    Caro Senador Requião: Dilma não pode ter mudado de discurso à toa entre a época das eleições e agora. Deve ter um bom motivo: é grande a probabilidade de estar sendo chantageada, como já disse alguém aqui nos comentários. Para mim, é muito provável que espionando o Ministério de Minas e Energia, os americanos possam ter descoberto algumas das muitas maracutaias que o Lobão, o Edinho, ( seu filho Lobinho) e o Fernando Sarney fazem há décadas no setor de energia e mineração do Brasil. Eles devem estar ameaçando Dilma de revelar suas descobertas através do “Fantástico” da TV Globo. Você j´pa imaginou o poder dos americanos? Com a espionagem podem chantagear não só seus aliados mas até mesmo os que não são muito aliados… Qual a outra explicação? Dilma deve ter feito um balanço de qual o seria o estrago maior: romper a sua promessa de campanha de não privatizar o pré-sal ou aguentar a turma do Sarney indócil no parlamento, ameaçando passar para a oposição se ela, atendendo às denuncias, remover a quadrilha do Sarney do MME e das agencias e estatais que ele controla. Dilma deve ter achado melhor ceder à chantagem dos gringos e fazer um joguinho de cena, mandando a SERPRO inventar um novo Outlook Made in Brazil, enquanto entrega os nossos anéis para não perder os dedos dela…Quanto aos possíveis danos à sua imagem, Dilma sabe que agindo conforme mandam os gringos, não precisará se preocupar nem com a mídia golpista nem com o PSDB que sempre foram a favor de privatizar tudo. Muito menos com Marina e Dudu Campos que estão caladinhos sobre isso. Então, como o PT virou um cartório de dizer amém ao Governo, vai sobrar só o louco do Requião protestando. E você é um só. Nunca gostei muito do seu jeito, olhando aqui de Minas, terra de gente moderada. Mas sempre admirei sua coragem para enfrentar os inimigos do Brasil e principalmente, seu apoio crítico aos governos Lula e Dilma, coisa que procuro também fazer, quando posso. E é isso que venho fazer de novo aqui no 247 nessa noite dizendo a você que não tema se o juiz federal de primeiro grau não der a liminar. Eles são assim mesmo, aí na Justiça Federal de Brasília. Só dão razão ao governo, sempre. Não entendem muito de nada da administração federal, estão entupidos de ações, não podem estudar direito cada caso. E não tem assessores suficientes. Então trabalham em consorcio com a AGU para dar sempre razão ao governo. NO TRF-1 a coisa melhora um pouco, mas não muda muito. Mas pelas evidências que vi de seu discurso há uma duas semanas, sua ação vai ter muitos pontos irrespondíveis. É clara a manipulação no texto do Edital do Leilão para favorecer os gringos e colocar em risco até nossa soberania sobre os achados que estiverem fora das 12 milhas. Por isso, recomendo que você pegue sua capa preta de advogado, tire do armário, mande passar e VÁ PESSOALMENTE FAZER A DEFESA ORAL no Tribunal. Não delegue isso aos demais advogados. Vá como Senador e como Advogado da causa, defender suas razões, as nossas razões. Leve sua própria equipe de filmagem e de gravação. Filme tudo Requião e depois divulgue pela internet aos poucos. Todos os que mexerem com esse processo, todos que defenderem interesses escusos tem que saber desde já que seu nome, sua imagem, suas palavras, seus documentos, vão estar acessíveis a milhões de pessoas do mundo inteiro. E que conforme o que fizerem, como procederem, estarão na memória das futuras gerações ao lado de Tiradentes ou de Joaquim Silvério dos reis. Se você filmar tudo e colocar na internet, em todo o Brasil, reproduziremos ações judiciais semelhantes à sua. Não esmoreça, não se intimide com a pressão da Dilma e da AGU. Eles estão sob pressão também. Lembre-se de que, se os americanos divulgarem as gravações e documentos que comprovem as maracutaias no MME, acaba a força deles sobre a Dilma. Força Requião! O Brasil está com você!

  14. Fora Dima,
    Fora FMI,
    Fora Lulla,
    Cadeia ja para os mensaleiros!

  15. Dilma mentiu para o povo brasileiro,nao merece nossa confianca,ela traiu nao somente ao pais,mas anossa confianca que depositamos a ela.pois durante a campanha,prometeu que nao privatizaria o patrimonio do Brasil.

  16. Vocês até hoje não perceberam que nós petistas não estamos nem aí pro povo?
    O povo não quer entreguismo: privatizemos.
    O povo não quer inflação: tome-lhe.
    O povo não queria embragos infringentes: xupa.
    O povo não queria que os ministros demitidos fossem realocados no governo: voltaram Nascimento e Lupi à vida política sem qualquer punição.
    O povo não queria o programa mais médicos: enfiamos.
    É companheiros, nunca na história desse país fizemos o povo engolir tantas…
    Dá-lhe 2014 Dilma!!

  17. Leis são apenas palavras escritas em um pedaço de papel que são feitas para os otários do povo serem oprimidos e favorecerem os que tem interesses escusos sobre o que não lhe pertencem e assim roubar para seu próprio proveito em detrimento da população brasileira. Situações extremas exigem medidas extremas! Políticos devem existir para SERVIREM AO POVO BRASILEIRO e não serem servidos! O conde Drácula, vulgo Vlad,o empalador recebeu essa alcunha devido ao seu modo sanguinário de guerrear onde decepava as cabeças de seus inimigos e as deixavam secarem ao tempo no alto de pontas de lanças cravadas no solo afim de imporem terror, medo e respeito! Quando um político ROUBA o Brasil condena milhões a falta de saúde, morte, falta de ensino e educação, fome e doenças e um sem número de desgraças conjuntas. Agindo desse modo um político é muito pior do que um genocida!
    DIREITOS HUMANOS somente para HUMANOS DIREITOS!
    A esse tipo de gente corrupta só restam dois caminhos que o povo lhes deseja de coração: prisão perpétua com trabalhos forçados ou morte, e ambas a punições com todos os seus bens e de sua família aprendidos sem direito a julgamentos ou repatriação de suas posses.

    Somente empalando a cabeça

  18. Se todo o povo brasileiro para por 5 minutos todo o Brasil para, ai não tem exercito e nem policia para fazer alguma coisa(obs: exercito minusculo porque abril mão da nossa soberania nacional)

  19. Política é arte,
    Mentir faz parte #

    Na emoção eu iria em Brasília e matava ela…
    Na razão, 2014 não voto nessa vadia do caralho #
    Filha da putaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  20. O PSDB(FHC) E O PT(LULA E DILMA) SÃO A VERGONHA DO BRASIL.
    COMO PODE O POVO BRASILEIRO DEIXAR ESSES IMPATRIOTAS FAZEREM O QUE QUISEREM E O POVO FICAR PARADO,CALADO, ACEITANDO TUDO O QUE ESSES DETERMINAM.
    JÁ PASSOU DA HORA DO POVO SE UNIR E MOSTRAR QUEM MANDA.
    A FORÇA DO POVO COLOCA OU TIRA QUALQUER UM LÍDER DO PODER.PARA ISSO É PRECISO UNIÃO.

  21. O PSDB(FHC) E O PT(LULA E DILMA) SÃO A VERGONHA DO BRASIL.
    COMO PODE O POVO BRASILEIRO DEIXAR ESSES IMPATRIOTAS FAZEREM O QUE QUISEREM E O POVO FICAR PARADO,CALADO, ACEITANDO TUDO O QUE ESSES DETERMINAM.
    JÁ PASSOU DA HORA DO POVO SE UNIR E MOSTRAR QUEM MANDA.
    A FORÇA DO POVO COLOCA OU TIRA QUALQUER UM LÍDER DO PODER.PARA ISSO É PRECISO UNIÃO.
    Nessas eleições vamos votar consciente e dizer não a esse.
    O PAÍS PRECISA DE UM PRESIDENTE QUE CONHEÇA E QUE TENHA PASSADO AS DIFICULDADES QUE O POVO PASSA,NÃO DE UM FILHINHO OU FILHINHA DE RIQUINHOS.

  22. N tenho nem palavras. Estou pensando eu min junta a VC e criar um blog