Coluna do Maurício Requião: A educação não é prioridade de Richa!

Advogado Maurício Requião, especialista em políticas públicas, em sua coluna desta semana é lacônico: "infelizmente, a educação não é prioridade do governo Richa"; depois de fazer paralelo de programas educacionais no Paraná e Minas, ele ironiza dizendo que até um Aécio Neves sabe da importância da educação no desenvolvimento de um país, mas ao final diagnostica que seu colega de ninho (Beto Richa) não está dando conta do recado; leia o texto.
Advogado Maurício Requião, especialista em políticas públicas, em sua coluna desta semana é lacônico: “infelizmente, a educação não é prioridade do governo Richa”; depois de fazer paralelo de programas educacionais no Paraná e Minas, ele ironiza dizendo que até um Aécio Neves sabe da importância da educação no desenvolvimento de um país, mas ao final diagnostica que seu colega de ninho (Beto Richa) não está dando conta do recado; leia o texto.
por Maurício Requião*

Não vamos, hoje, comparar o governo atual com os demais. Vamos demonstrar que com boa vontade e o mínimo de dedicação se pode melhorar a educação de um Estado. Vamos demonstrar que, maniqueísmo à  parte, tanto um governo do PSDB como um do PMDB, mais especificamente os últimos governos de Minas Gerais e do Paraná, respectivamente, se dedicaram à  melhorar a educação seguindo caminhos parecidos e obtendo sucesso.

Acredito que os professores têm que participar ativamente do desenvolvimento de nossa educação. No Paraná, por exemplo, a participação dos educadores foi maciça na era Requião. Professores e SEED criaram as Diretrizes Curriculares da Educação Básica, amplamente discutidas durante 6 anos, gerando um Documento de caráter teórico e metodológico que fundamentava e orientava o ensino das disciplinas de tradição curricular da Educação Básica. Em parceria também foi feito o Livro Didático Público. De autoria dos professores foram distribuídos gratuitamente aos alunos.

Ora (!), da importância da educação até o Aécio Neves sabe, veja o que ele disse no programa de TV do PSDB: Olha, quando eu assumi um governo de Minas, eu falei, eu tenho uma prioridade, cara, uma acima de todas as outras que é a educação!

Em Minas, o PSDB criou o Programa Escola Viva, Comunidade Ativa. A escola é aberta para a comunidade, permitindo aos alunos, aos pais e familiares a participação em atividades.

No Paraná, implantamos o Escola Aberta, ações dirigidas à  ampliação do acesso à s atividades educativas, culturais, esportivas, de lazer e de geração de renda, em parceria com o Governo Federal e Instituições de Ensino Superior. As escolas participantes ficavam abertas nos finais de semana para o desenvolvimento de diversas atividades.

Economia

Em Minas o PSDB criou o Programa de Educação Profissional (PEP) para os jovens, no qual comprava vagas em cursos técnicos de instituições privadas e abria vagas nas públicas e as repassava gratuitamente aos alunos selecionados.

Implantamos aqui o programa Educação Profissional, oferecendo formação geral de nível médio integrada à  formação profissional, fundamentadas na cultura geral e no preparo para atividades profissionais por meio dos cursos técnicos.

Instituímos o Paraná Digital, rede de computadores com acesso à  internet nas escolas públicas. Em Minas, o Projeto Escolas em Rede levou a internet à s escolas estaduais.

Vejam que não importa o partido. O que importa são as prioridades elegidas pelo governador. No Paraná de hoje, infelizmente, a educação não é prioridade do governador.

*Maurício Requião Filho é advogado, especialista em políticas públicas, escreve à s quintas no Blog do Esmael.

Comments are closed.