Lula vem aí: aprovação do governo Dilma cai para 31%, diz Ibope

do Brasil 247

Já apontada por pesquisas Datafolha, queda na aprovação do governo Dilma Rousseff é confirmada nesta quinta-feira por pesquisa Ibope feita em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI); de acordo com o levantamento, a aprovação do governo caiu de 55% para 31% em um mês; por quê?; alta da inflação é apontada como origem da queda de popularidade, num processo que teria se intensificado com o início das manifestações que tomaram conta do País pouco antes da Copa das Confederações; é cada vez mais inevitável a discussão do "Volta, Lula" no PT e nos partidos que compõem a base de sustentação do governo no Congresso.
Já apontada por pesquisas Datafolha, queda na aprovação do governo Dilma Rousseff é confirmada nesta quinta-feira por pesquisa Ibope feita em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI); de acordo com o levantamento, a aprovação do governo caiu de 55% para 31% em um mês; por quê?; alta da inflação é apontada como origem da queda de popularidade, num processo que teria se intensificado com o início das manifestações que tomaram conta do País pouco antes da Copa das Confederações; é cada vez mais inevitável a discussão do “Volta, Lula” no PT e nos partidos que compõem a base de sustentação do governo no Congresso.
A queda na aprovação do governo Dilma Rousseff, já apontada por pesquisas Datafolha, foi confirmada nesta quinta-feira por pequisa Ibope em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). De acordo com a pesquisa, a aprovação do governo caiu de 55% para 31%. Essa é a segunda queda seguida apontada pela CNI/Ibope, pois, antes de atingir 55%, a popularidade do governo estava em 63%.

Em junho, pouco mais da metade dos entrevistados consideravam o governo ótimo ou bom. Em julho, esse percentual caiu para 31%. Outro dado da pesquisa também deve preocupar a presidente: no mês passado, 13% da população consideravam o governo ruim ou péssimo. Agora, o número é de 33%.

A pesquisa aponta a alta da inflação como origem da queda de popularidade, num processo que teria se intensificado com o início das manifestações que tomaram conta do País pouco antes da Copa das Confederações. Segundo o gerente executivo de pesquisa da CNI, Renato da Fonseca, a inflação foi apenas um gatilho que gerou a queda da aprovação da presidente, mas não é vista como o problema principal.

Segundo o levantamento, a área com melhor desempenho do governo federal é a da Habitação e Moradia, enquanto a pior é a Saúde, do ministro Alexandre Padilha, cotado para disputar o governo de São Paulo pelo PT em 2014.

Pior que Lula

Assim como a avaliação do governo, a aprovação da maneira de governar de Dilma caiu, de 71% (junho) para 45% (julho), número inferior ao daqueles que desaprovam a forma de governar da presidente, que atingiu 49%. A confiança dos eleitores na presidente também caiu desde o mês passado, quando 67% deles afirmaram confiar em Dilma. O percentual foi para 45% em julho, contra 50% dos entrevistados que afirmaram não confiar na presidente.

Economia

Os entrevistados também acreditam que o governo Dilma Rousseff piorou em comparação com o seu antecessor, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em junho, 73% disseram que a presidente era melhor ou igual a Lula, enquanto, na pesquisa deste mês, o percentual caiu para 52%. Além disso, aqueles que acreditam que a presidente faz um governo pior do que o de Lula, que eram 25% no mês passado, subiram para 46% em julho.Lula vem aí: aprovação do governo Dilma cai para 31%, diz Ibope

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *