Blog do Esmael Lula em artigo no The New York Times: "Manifestações no Brasil são resultado de sucessos" | Blog do Esmael Lula em artigo no The New York Times: "Manifestações no Brasil são resultado de sucessos" | Blog do Esmael

Lula em artigo no The New York Times: “Manifestações no Brasil são resultado de sucessos”

do Brasil 247

"Na última década, o Brasil dobrou o número de estudantes universitários, muitos de famílias pobres. Nós reduzimos drasticamente a pobreza e a desigualdade. Estas são conquistas importantes, mas é completamente natural que os jovens, especialmente aqueles que estão obtendo coisas que seus pais nunca tiveram, desejem mais", escreve o ex-presidente Lula em artigo sobre as manifestações de junho distribuído pelo jornal The New York Times; "Mesmo o Partido dos Trabalhadores, que ajudei a fundar e que tem contribuído muito para modernizar e democratizar a política no Brasil, precisa de profunda renovação", cobra Lula; leia tradução.

“Na última década, o Brasil dobrou o número de estudantes universitários, muitos de famílias pobres. Nós reduzimos drasticamente a pobreza e a desigualdade. Estas são conquistas importantes, mas é completamente natural que os jovens, especialmente aqueles que estão obtendo coisas que seus pais nunca tiveram, desejem mais”, escreve o ex-presidente Lula em artigo sobre as manifestações de junho distribuído pelo jornal The New York Times; “Mesmo o Partido dos Trabalhadores, que ajudei a fundar e que tem contribuído muito para modernizar e democratizar a política no Brasil, precisa de profunda renovação”, cobra Lula; leia tradução.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou, nesta terça-feira, por meio de artigo distribuído pelo jornal The New York Times, as manifestações que tomaram o Brasil nas últimas semanas. Em texto intitulado ‘A mensagem da juventude brasileira’ (leia tradução para o portugês abaixo), Lula diz que “as manifestações são em grande parte o resultado de sucessos sociais, econômicas e políticas” e cobra “profunda renovação” do PT.

“Na última década, o Brasil dobrou o número de estudantes universitários, muitos de famílias pobres. Nós reduzimos drasticamente a pobreza e a desigualdade. Estas são conquistas importantes, mas é completamente natural que os jovens, especialmente aqueles que estão obtendo coisas que seus pais nunca tiveram, desejem mais”, analisa Lula, que cita o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, ao dizer que “tem-se dito, e com razão, que enquanto a sociedade entrou na era digital, a política permaneceu analógica”.

Para o ex-presidente, “a boa notícia é que os jovens não estão conformistas, apáticos ou indiferentes à  vida pública”. “Mesmo aqueles que pensam que odeiam a política estão começando a participar”, diz. “A outra boa notícia é que a presidente Dilma Rousseff propôs um plebiscito para realizar as reformas políticas que são tão necessárias. Ela também propôs um compromisso nacional para a educação, saúde e transporte público, em que o governo federal iria fornecer apoio técnico e financeiro substancial para estados e municípios”, destaca o ex-presidente.

Leia o texto traduzido:

A mensagem da juventude brasileira

Os jovens, dedos rápidos em seus celulares, tomaram as ruas ao redor do mundo.

Parece mais fácil explicar esses protestos quando ocorrem em países não democráticos, como no Egito e na Tunísia, em 2011, ou em países onde a crise econômica aumentou o número de jovens desempregados para marcas assustadoras, como na Espanha e na Grécia, do que quando eles surgem em países com governos democráticos populares – como o Brasil, onde atualmente gozamos das menores taxas de desemprego da nossa história e de uma expansão sem precedentes dos direitos econômicos e sociais.

Muitos analistas atribuem os recentes protestos a uma rejeição da política. Eu acho que é precisamente o oposto: Eles refletem um esforço para aumentar o alcance da democracia, para incentivar as pessoas a participar mais plenamente.

Eu só posso falar com autoridade sobre o meu país, o Brasil, onde acho que as manifestações são em grande parte o resultado de sucessos sociais, econômicas e políticas. Na última década, o Brasil dobrou o número de estudantes universitários, muitos de famílias pobres. Nós reduzimos drasticamente a pobreza e a desigualdade. Estas são conquistas importantes, mas é completamente natural que os jovens, especialmente aqueles que estão obtendo coisas que seus pais nunca tiveram, desejem mais.

Esses jovens não viveram a repressão da ditadura militar nas décadas de 1960 e 1970. Eles não convivem com a inflação dos anos 1980, quando a primeira coisa que fazíamos quando recebíamos nossos salários era correr para o supermercado e comprar tudo o possível antes de os preços subirem novamente no dia seguinte. Lembram-se muito pouco da década de 1990, quando a estagnação e o desemprego deprimiu nosso país. Eles querem mais.

à‰ compreensível que assim seja. Eles querem que a qualidade dos serviços públicos melhore. Milhões de brasileiros, incluindo os da classe média emergente, compraram seus primeiros carros e começaram a viajar de avião. Agora, o transporte público deve ser eficiente, tornando a vida nas grandes cidades menos difícil.

As preocupações dos jovens não são apenas materiais. Eles querem maior acesso ao lazer e a atividades culturais. Mas, acima de tudo, eles exigem instituições políticas que mais limpas e mais transparentes, sem as distorções do sistema político e eleitoral anacrônico do Brasil, que recentemente se mostraram incapazes de gerir a reforma. A legitimidade dessas demandas não pode ser negada, mesmo que seja impossível atendê-las rapidamente. à‰ preciso primeiro encontrar recursos, estabelecer metas e definir prazos.

A democracia não é um compromisso de silêncio. Uma sociedade democrática é sempre em fluxo, debater e definir as suas prioridades e desafios, em constante desejo por novas conquistas. Apenas em uma democracia um índio pode ser eleito presidente da Bolívia, e um afro-americano pode ser eleito presidente dos Estados Unidos. Apenas em uma democracia poderia, primeiro, um metalúrgico e umam depois, um mulher serem eleitos presidentes do Brasil.

A história mostra que, quando os partidos políticos são silenciados e as soluções são procuradas pela força, os resultados são desastrosos: guerras, ditaduras e perseguição das minorias. Sem partidos políticos não pode haver uma verdadeira democracia. Mas as pessoas simplesmente não querem votar a cada quatro anos. Eles querem interação diária com os governos locais e nacionais, e querem participar da definição de políticas públicas, oferecendo opiniões sobre as decisões que os afetam a cada dia.

Em suma, eles querem ser ouvidos. Isso cria um enorme desafio para os líderes políticos. Exige as melhores formas de engajamento, através da mídia social, nos espaços de trabalho e nos campi, reforçando a interação com grupos de trabalhadores e líderes da comunidade, mas também com os chamados setores desorganizados, cujos desejos e necessidades não devem ser menos respeitado por falta de organização.

Tem-se dito, e com razão, que enquanto a sociedade entrou na era digital, a política permaneceu analógica. Se as instituições democráticas utilizassem as novas tecnologias de comunicação como instrumentos de diálogo, e não para mera propaganda, eles iriam respirar ar fresco em suas operações. E seria mais eficaz trazê-los em sintonia com todas as partes da sociedade.

Mesmo o Partido dos Trabalhadores, que ajudei a fundar e que tem contribuído muito para modernizar e democratizar a política no Brasil, precisa de profunda renovação. à‰ preciso recuperar suas ligações diárias com os movimentos sociais e oferecer novas soluções para novos problemas, e fazer as duas coisas sem tratar os jovens de forma paternalista.

A boa notícia é que os jovens não estão conformistas, apáticos ou indiferentes à  vida pública. Mesmo aqueles que pensam que odeiam a política estão começando a participar. Quando eu tinha a idade deles, nunca imaginei que me tornaria um militante político. No entanto, acabamos criando um partido político quando descobrimos que o Congresso Nacional praticamente não tinha representantes da classe trabalhadora. Através da política conseguimos restaurar a democracia, consolidar a estabilidade econômica e criar milhões de empregos.

à‰ evidente que ainda há muito a fazer. à‰ uma boa notícia que os nossos jovens querem lutar para garantir que a mudança social continue em um ritmo mais intenso.

A outra boa notícia é que a presidente Dilma Rousseff propôs um plebiscito para realizar as reformas políticas que são tão necessárias. Ela também propôs um compromisso nacional para a educação, saúde e transporte público, em que o governo federal iria fornecer apoio técnico e financeiro substancial para estados e municípios.

Ao conversar com jovens líderes no Brasil e em outros lugares, eu gostaria de dizer-lhes o seguinte: Mesmo quando você está desanimado com tudo e com todos, não desista da política. Participe! Se você não encontrar em outros o político que você procura, você pode achá-la em si mesmo.

Luiz Inácio Lula da Silva é ex-presidente do Brasil, que agora trabalha em iniciativas globais com o Instituto Lula.

39 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I just want to say I am very new to blogs and certainly savored you’re page. Likely I’m planning to bookmark your website . You certainly have incredible articles. Bless you for revealing your blog.

  2. Acho que nem tanto ao céu, nem tanto à Terra.

    São notórios e inegáveis os avanços do governo Lula, principalmente no social e para as classes menos abastadas (que cresceram em renda) e a elite (que teve a manutenção dos seus privilégios).
    Porém, não dá pra ignorar a legitimidade das manifestações pelo Brasil. Algumas (quase sempre indiretamente) contra atos feitos pelo PT, outras contra o PMDB e também PSDB.
    Leiam o seguinte post: http://opinioesemsintoniapirata.com/2013/08/21/lula-manifestacoes-governabilidade/

  3. Quem digitou para o LULA foi o J DIRCEU. kkkkkkkkkkkk Faltou falar que o PARTIDO DOS CORRUPETISTAS deve perder a mania de ROUBAR DINHEIRO PÚBLICO em vez de GOVERNAR DIREITO.

  4. Que sucesso????sucesso só se for para Aécio Neves ou Eduardo Campos, o Rato Bebum como sempre [email protected] pela boca.

  5. Meu Deus, fizeram lavagem cerebral nesses petistas…Lula na cadeia já…Safado Ladrao.

  6. É a mais pura verdade seu Lula, é observarmos o sucesso que é a saúde pública no Brasil, ou o sucesso que é a nossa segurança pública, o Brasil é um dos melhores e mais seguros países do mundo, isso sem falar no sucesso que é a educação pública neste maravilhoso país. kkkkkkkkkkkk

    Sucesso mesmo é a fortuna que o senhor e sua família fizeram as custas dos impostos do povo, não é mesmo?

  7. Lula é o maior demagogo que esse País já produziu. O Ademar de Barros era fichinha perto dele. Como dizer que esses protestos são frutos dos sucessos alcançados? Não se faz protestos por sucesso e sim, por fracassos. A quem mais ele quer enganar? Já não chega a “mentirada” durante o seus oito anos de governo? Dos programas de crédito fácil que levou as famílias brasileiras a um índice de mais de 65% em inadimplência? Se não soubéssemos do caráter falso do homem, poderíamos dizer que estava com elevado índice de álcool na cabeça…

  8. Impressionante a grosseria e a leviandade de alguns comentários. A canalha teima em não reconhecer que o Presidente Lula governou democraticamente por oito anos e teve muitos,muitos,muitos mais acertos do que erros e que a sua liderança é reconhecida internacionalmente haja vista seu artigo publicado no NYT.

  9. Ele deveria dizer isto no congresso do PT… na “cara” do Rui falcão… não no NYT… em inglês…

    aliás, o LuLLa escrevendo em inglês, só pode ser escárnio ao Comunismo…

  10. PARABÉNS Esmael:
    vc sempre chegando primeiro.
    Continue sempre assim. do seu amigo,

    Prof. Benjamim

  11. Idiota é quem acredita que o Lula é capaz de escrever um artigo.

  12. O ENGANADOR E DEMAGOGO LULA DA SILVA !!
    Esse senhor é realmente um eterno demagogo.
    A quem Lula acha que engana com esse papo furado quando dizes que as manifestações é por pedirem mais?
    Que mais? Será por mais Hospitais sucateados? Segurança Publica falida ? Ou essa educação precária a qual nós jovens recebemos de um estado que tem como marca a corrupção e a enganação?
    Lula, você pode até enganar os Gringos com seu Bla,Bla,Bla de mentiras quando tentas se omitir da responsabilidade por esse caos.Saiba que o Brasil acordou, e você e outros políticos do seu tipo, não nos enganam mas.
    Sabemos que o Brasil caminha para uma desestabilização do plano Real, e a volta da inflação e não temos duvida que o maior culpado é você que fez de seu governo o mais corrupto já visto no Brasil e por não te feito as devidas reformas que essa nação tanto precisa.
    Sabemos que a presidenta Dilma recebeu de você, uma baita Herança Maldita, sei que ela não vai entregá-lo.Pergunto:Até quando ela vai assumir a culpa Sozinha?

  13. É profundamente triste lê determinados comentários, mas refletem a nossa sociedade perversamente hierarquizada, obra de uma elite descomprometida, nos marcando e alienando de forma tão perversa que, ainda hoje, nosso pensar reflui ao século XIX. Ainda bem que a atual juventude está construindo outra trajetória.

  14. Se estes petistas que defendem este vagabundo que nunca trabalhou caírem de quatro numa grama, não leventam mais.
    Este traidor dos aposentados, amigo dos banqueiros e que emprestou 9 bilhões (do BNDES) ao Eike Batista é um farsante.
    Fator Previdenciário, correção zero do FGTS (TR + 6% ao ano = TR está em zero e a inflação está acima de 6%, portanto o FGTS rende zero), tributação de 27% em ações trabalhistas, etc… Este é o governo dos traidores.
    Para bestas quadradas está ótimo. Inflação mascarada, obras superfaturadas e algumas paradas (trasnposição do São Chico – a menina dos olhos do sem dedo), perdão de dívidas de países devedores, queima do nosso dinheiro em propagandas aos montes e em estádios de futebol.
    É um povo muito burro. Merece pastar.

    • De fato.
      Dificil de acreditar , mas temos que concordar que tem muita gente cega com viseiras que só encherga pra frente, um dia acredito ainda vem à tona como a familia Lula e alguns chegados conseguiram ficar milionarios tão rápido, seria os empréstimos do Elke Batista , será ?

      • Nunca trabalhou???
        isto não é com o lula que trabalhou de metalurgico mas sim aquele filhinho de papai mimado, pia de predio que agora é governador do paraná.
        por falar nisso e o FHC das privatizações do pires pro FMI,do arroxo salarial. E sobre os aposentados, quem chamou eles de vagabundos????
        vai lavar a cara mané só sabe ver o que a veja diz ou a globo ou a folha de são paulo??
        É o tipico brasileiro que tem memoria curta e quando a historia é recente e ainda esta em sua memoriazinha fica falando com a autoridade e se achando o dono da razão, faz assim volta pra escola e vai estudar e tome um remedinho pra memoria que talves ajude a curar sua ignorancia.

        • Ale, você deve ser da mesma escola do Lulla.
          Quem deve voltar para a escola é você, jumento abestado. Primeiro que escreve sem acentuação, vírgulas e pontos. Mas a prova maior do teu analfabetismo lulista é escrever ‘talves’ em vez de ‘talvez’.
          Quanto as privatizações, o PT esta fazendo pior, pois arruma antes de entregar (ex: Maracanã). Isto sem contar com as estradas pedagiadas e os portos, entre outras safadezas iguais a do PSDB.
          O FHC é um lixo, um fdp. Mas dele nós poderiamos esperar a frase que os aposentados são vagabundos, assim como a criação do Fator Previdenciário (o maior roubo contra o trabalhador).
          Já o vagabundo traidor sem dedo poderia acabar com este roubo, mas não o fez. Portanto, pior que um inimigo FHC, é o traidor Lulla e sua tropa do PT.
          Não tem desculpa, o PT mudou demais. E para pior…

  15. Esse “Fala Sério” deve ser um frustrado, por que não enxergar as conquistas, do povo brasileiro na gestão do Presidente Lula, é ser um verdadeiro analfabeto político…prefiro muito mais um” molusco” do que um “burro”, tenho direito de escolher o bicho, afinal estamos numa democracia…

  16. e meus amigos protestos são feitos somente nos paises democraticos e boa aquisição. eu vejo as lojas cheias ,e os mercados e açougue so vendendo..onde tá clise ,onde voce se escondeu que eu não te vejo.faz 13 anos que não te vejo mais ,oh clise economica,eu acho que voce mudou de continente.fique na europa clise economica ,porque aqui no brasil ,dizem de voce ,mas voce não aparece.a clise estana grande midia que esta desmoronando..

  17. É, Esmael, uns e outros estão com a garganta entalada.
    Mas, quando o Lula “escreveu” , renovação estava com dois esses, né?

  18. Haaahhhhhh … que deboche.
    Tá custando caro os 10 anos de PT.
    “Voto de protesto” não resolve, a população pôs o Lula Lá … deu no q deu.
    E olha q ele pegou um país sem inflação e diante de um cenário internacional extremamente favorável entre 2003 e 2008 q faria qqr país decolar (deixo aqui meu agradecimento à China q comprou o mundo neste período). Aqui no BR não saímos do lugar, o país não cresce c/ a Dilma-Pibinho, tem uma Saúde péssima, e uma Educação sem qqr qualidade q só forma analfabetos q mal sabem assinar o próprio nome.
    C/ essa GENTALHA MEDÍOCRE o BR só perde tempo.
    E coitado do próximo Presidente.

  19. Só pode ser uma coisa ou outra : o lula precisa passar por um rigoroso exame psicológico; é um tremendo safado e o mundo está engolindo suas palavras por não conhecer o Brasil ou tal declaração foi durante a fase do dellirius tremulus, uma fase perigosa do cachaceiro ou manguaceiro.

    • ELE PRECISA SIM ,DE UM EXAME PSICOLOGICO DEPOIS QUE SUA ESPOSA RESOLVEU CHANTAGEAR O LULA DIZENDO QUE SEUS FILHOS SÃO DELE,IMBECIL

  20. Vejamos tomemos o exemplo do “coxinha” que comentou “Fala Sério” o cara só sabe criticar e nem conseguiu entender o que o Lula escreveu, não foi nada disso que Lula disse, ao contrário disse que até o PT precisa se modernizar para alcançar os anseios do povo que fizeram as manifestações atuais.
    Mas por aí podemos ver que são pessoas que reclamam por reclamar, talvez por uma questão de não terem nada para fazer pois são parte de uma elite que nunca precisou trabalhar na sua vida, fruto também da política econômica do PT que não deixou até agora o Brasil mergulhar na crise atual.
    Existem sim por outro lado pessoas que são levadas pela mídia golpista a exigir coisas que elas sabem o que é, como foram recentemente contra a PEC 37, garanto que 90% não sabiam do que se tratava a não ser o “jargão” da Globo PEC da impunidade, esses mesmos também posso com certeza dizer nem se lembram em quem votaram para Deputado Federal.
    Portanto concordo com o Lula quando ele diz que PT tem que se aproximar novamente do dia a dia dos movimentos populares mas esses “coxinhas” manipulados pela Rede Globo vão continuar exigindo o que a Globo e a mídia quer que eles exijam e vão continuar como massa de manobra da elite.
    Sempre pela democracia! Mas sempre contra a manipulação pela mídia!

  21. Esse é um débil mental.

  22. Sucesso pra ele que roubou descaradamente do povão, e agora está rindo a toa….

  23. Como é que é??? Esse Molusco de 9 dedos deve ter escrito o artigo BEBADO!! ou Drogado, As manifestaçoes são o Que??? Fruto do sucesso?? De quem? Dele? da PresidAnta? coitado deve ter comido cogumelos do Mato. Esclerosou!!!! Só Gringo ainda acredita nesse Sujeito. O Brasil? Ahhh o Povo Brasileiro? ACORDOU SR LULA!!!!!!!

    • e voce babaca, não pode falar assim de um grande homem que mudou este país, inclusive voce seu otário que deve estar pegando o bolsa família.

      • Fala serio qto preconceito se o cara sofreu um acidente e perdeu o dedo pra que ficar falando???Bebado olhe pro seu umbigo o partidinho do seu governadorzinho vai lancar outro bebado pra presidencia.
        se vc não tem respeito para tecer comentario sai fora.
        criticar comentarios tudo bem mas criticar condição fisica do cara é idiotice, com todo respeito.

      • Nos estamos sim é pagando o seu Bolsa Familia, por que se vcs que recebem o bolsa não sabem de onde ele vem, nós sabemos. É do imposto que pagamos, vem dos 5 meses que trabalhamos por ano só pra pagar os impostos e a roubalheira do governo, enquanto vcs ficam sentados esperando esta miséria que é o Bolsa familia.

    • KKKKK! Que moral tem um homem que passa o dia todo vagabundeando na web para falar mal do melhor presidente que o Brasil já teve? Cara, tenha vergonha na cara e VÁ TRABALHAR VAGABUNDO SAFADO! Como que vc consegue se enxergar no espelho de manhã? O que vc fala para o seu filho? Que a tua profissão é ser canalha puxa saco e vagabundo do serviço público, lacaio do que existe pior na elite brasileira? Vc não tem moral e a canalha da tua raça que deixou o Brasil a merda que é!!
      E o asqueroso do Richa? O pior governador que o Paraná já teve, este sim é bom, bom apenas por que te deu um cargo comissionado para ser pilantra na web ….

    • pelo nivel de seus argumentos, vc tem que pegar um banco escolar….

    • ERA SO O QUE FALTAVA ESSE PICARETA QUERER FATURAR PRA ELE OS PROTESTOS. MOSTRA BEM O CARATER DELE…
      SERA QUE ELE NAO SE TOCOU AINDA QUE O PROTESTO E’ CONTRA O PESSIMO GOVERNO QUE O PT ESTA FAZENDO NESSES 10 ANOS? CONSEQUENCIA DA DESASTROSA POLITICA ECONOMICA DE ASSISTENCIALISMO DESENFREADO…