Até 2014, Brasil deve ter 60 mil escolas públicas com aulas em período integral

da Agência Brasil

Hoje são mais de 49,3 mil escolas públicas em todo o país que têm atividades em período integral; expectativa é que até o ano que vem sejam 60 mil; "Nossa prioridade tem sido as escolas onde estão as crianças mais pobres", disse a presidente Dilma Rousseff.
Hoje são mais de 49,3 mil escolas públicas em todo o país que têm atividades em período integral; expectativa é que até o ano que vem sejam 60 mil; “Nossa prioridade tem sido as escolas onde estão as crianças mais pobres”, disse a presidente Dilma Rousseff.
Mais de 49,3 mil escolas públicas em todo o país têm atividades em período integral. A expectativa é que até o ano que vem sejam 60 mil. No turno complementar, além de acompanhamento pedagógico obrigatório com aulas de reforço escolar em matemática, português, ciências e uma língua estrangeira, os alunos podem praticar esportes e participar de atividades culturais, que ajudam a melhorar a disciplina e a concentração.

Nossa prioridade tem sido as escolas onde estão as crianças mais pobres, que são aquelas que recebem o Bolsa Família!, disse hoje (29) Dilma Rousseff, durante o programa Café com a Presidenta.

Segundo ela, a educação em dois turnos é importante para o aluno, para a família do aluno e para todo o país, pois o modelo ajuda no aprendizado de crianças e adolescentes. Nenhum país do mundo chegou a se transformar em uma nação desenvolvida sem que as crianças tenham dois turnos na escola, nos colégios!, ressaltou.

Estudantes de 19,7 mil escolas rurais também participam do programa de ensino em dois turnos. Nessas escolas, além das atividades oferecidas nas demais escolas, os alunos ainda têm aulas ligadas à  realidade do campo e da agricultura.

Só este ano, o governo federal já investiu R$ 1,8 bilhão no programa de educação integral. A maior parte dos recursos é repassada diretamente para a escola contratar monitores e professores, comprar material e preparar os espaços para receber as crianças nas atividades do chamado contraturno. O Ministério da Educação também repassa à s prefeituras recursos para garantir alimentação de quem fica o dia todo na escola.

Comments are closed.