“PMDB nacional vai cozinhar Requião até 2014”, avalia Murilo Hidalgo

Murilo Hidalgo, da Paraná Pesquisas, acredita que a direção nacional do PMDB vai "lavar as mãos" acerca das dissoluções dos diretórios municipais do Paraná até junho de 2014; De acordo com o pesquisador, a candidatura do senador Requião pode tirar do segundo turno tanto Gleisi quanto Richa.
Murilo Hidalgo, da Paraná Pesquisas, acredita que a direção nacional do PMDB vai “lavar as mãos” acerca das dissoluções dos diretórios municipais do Paraná até junho de 2014; De acordo com o pesquisador, a candidatura do senador Requião pode tirar do segundo turno tanto Gleisi quanto Richa.
O presidente da Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, em entrevista ao repórter Guilherme Voitch, do jornal Gazeta do Povo, fez previsão perigosa acerca da manutenção da candidatura do senador Roberto Requião ao governo do Paraná em 2014.

Segundo Hidalgo, a última cartada contra a candidatura do senador foi representada pela dissolução do diretório municipal de Curitiba presidido por ele.

A direção nacional do partido vai cozinhar o PMDB em fogo brando até metade do ano que vem, perto da definição das candidaturas!, prevê Murilo Hidalgo, que ainda emenda: “é improvável que o PMDB nacional intervenha na disputa caseira”.

Ainda de acordo com o presidente da Paraná Pesquisas, até lá [em junho de 2014] a candidatura de Requião pode servir de fiel da balança em uma disputa entre o governador Beto Richa (PSDB) e a ministra Gleisi Hoffmann.

Depende da evolução das pesquisas. De repente, a ala mais ligada ao governo federal pode querer a candidatura dele [Requião] para forçar um segundo turno com o governador. Por outro lado, a candidatura pode ameaçar a própria ida da Gleisi ao segundo turno. Embora esteja atrás nas sondagens eleitorais de momento, Requião tem peso para deixar um dos dois de fora do segundo turno!, diz Hidalgo.

Para ele, essa indefinição torna possível ao PMDB dialogar com todos os atores políticos, sem tomar partido antes do necessário.

Economia

O cientista político e professor da Uninter Doacir Quadros tem visão semelhante. Para ele, a dissolução dos diretórios municipais está longe de significar um ponto de ruptura para o PMDB no estado.

Um partido com as características do PMDB sempre expõe suas divisões perto do ano eleitoral. à‰ o que está acontecendo agora. à‰ uma queda de braço. O grupo que tiver mais chance de chegar ao poder deve sair vencedor!, afirma.

Comments are closed.