Blog do Esmael completa hoje 4 anos

Informação gratuita e de qualidade.
Informação gratuita e de qualidade.
Melhor informar os bastidores da política como ela é em tempo real. Eis a missão deste blog quanto entrou no ar pela primeira vez, em março de 2009. Essa máxima ainda continua viva e a busca pelo fornecimento da notícia de qualidade, gratuita, é uma obsessão permanente.

Mas, nem tudo foram flores nessa Olimpíada. Em quatro anos de atividades, houve momentos de tensão e este blogueiro foi vítima de implacável censura política e judicial.

Entre os anos de 2010 e 2011, se somados os períodos que o blog ficou fora do ar, ultrapassa-se 12 meses. Ou seja, um quarto do tempo de sua existência foi surrupiado pela arbitrária censura.

A título de comparação, na Grécia Antiga, há 2500 anos, quando um cidadão cometia um delito de opinião! era proibido de manifestar-se publicamente durante um ano. Veja, isso há 2500 anos.

Quero ressaltar que só escrevi (e escrevo) aqui sobre questões de domínio coletivo. Quem exerce cargo público está sujeito a críticas, mas isso não significou ou significa, em hipótese alguma, invasão à  privacidade de quem quer que seja.

Fui censurado e perseguido politicamente porque emiti opinião contrária ao status quo, sobretudo ao processo eleitoral nativo !“ que decerto desagradou aos poderosos de plantão. Meu blog discute políticas públicas, cidadania com outro olhar e isso incomoda muito aos magnatas e barões da Província.

Economia

Este blog é uma trincheira em defesa da liberdade de expressão. Não se furtará em nenhum momento de se manifestar contra a censura seja ela de direita ou de esquerda. A liberdade de opinar é a conditio sine qua non para o Estado de Direito Democrático e um marco civilizatório. Disto eu não abro mão e por isto eu brigo.

Dito isto acima, lanço um olhar para o futuro, a meu ver alvissareiro, haja vista que essa nova mídia vem ocupando cada vez mais espaço tanto no mercado publicitário quanto no número de leitores.

Paralelamente, a velha mídia tem dificuldades para se remoçar! ao não compreender a convergência digital e radicalizar a contradição entre a produção socializada de conteúdos, essência do capitalismo, e apropriação privada desse conhecimento produzido (mais restrito pela venda de conteúdos na internet). Esse fenômeno representa uma marcha à  ré na história, uma volta à  Idade Média, à  era pré-Gutenberg.

Aliás, há muito tempo o número de leitores de blogs ultrapassou o de jornais e revistas impressos no país. Já posso afirmar que em breve estaremos nos calcanhares de rádios e TVs. A radiodifusão está se preparando para virar uma peça de museu (as teles que o digam!). Uma questão de tempo, de muito pouco tempo.

Nesses quatro anos, aprimoramos mutuamente a nossa convivência democrática, respeitando a pluralidade de ideias, as diferenças de gênero, enfim, mostramos que é possível massa crítica nessa profusão de informações proporcionada pela instantaneidade das mídias.

Obrigado pela convivência. Quero continuar fazendo o bom combate das ideias dentro dos princípios éticos, do respeito ao diferente, da prestação de serviço, da construção de uma cultura crítica.

Ofereço um abraço carinhoso, fraternal, a cada leitor que ajuda a construir este blog comentando, criticando, cobrando, denunciando, sugerindo, indignando-se…

Peço a sua ajuda para continuarmos essa parceria de sucesso que completa hoje 4 anos.

Muito obrigado.
Esmael Morais

Deixe um comentário