Por que Dilma pode reeleger-se no 1!º turno? “à‰ a economia, estúpido!”

desempregoPor que a presidenta Dilma Rousseff é favorita para vencer as eleições de 2014 já no primeiro turno? James Caville, estrategista político do ex-presidente Bill Clinton, responderia assim: “à‰ a economia, estúpido!”. Para corroborar com essa minha percepção, eu reproduzo matéria sobre a queda da taxa desemprego no Brasil. Segundo a reportagem de Rodrigo Viga Gaier, da agência Reuters, é a menor taxa para janeiro desde o início da série histórica do IBGE, em março 2002. Confira a matéria:

Desemprego no Brasil é o menor em janeiro desde 2003, diz IBGE

O desemprego brasileiro subiu para 5,4% em janeiro, ante 4,6% em dezembro, quando havia atingido o menor nível histórico, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira. Trata-se da menor taxa para janeiro desde o início da série histórica do IBGE, em março 2002. Mas, mesmo assim, o resultado do mês passado é o maior desde setembro, quando ela também ficou em 5,4%.

O IBGE informou ainda que o rendimento médio da população ocupada caiu 0,1% em janeiro ante dezembro, e subiu 2,4% sobre janeiro de 2012, atingindo R$ 1.820.

A população ocupada recuou 1,2% em janeiro na comparação com dezembro, crescendo 2,8% ante o mesmo período do ano anterior, totalizando 23,144 milhões de pessoas nas seis regiões metropolitanas avaliadas.

Já a população desocupada chegou a 1,331 milhão de pessoas em janeiro, alta de 17,2% ante dezembro, e alta de 1,4% sobre um ano antes. Os desocupados incluem tanto os empregados temporários dispensados quanto desempregados em busca de uma chance no mercado de trabalho.

Economia

Entre janeiro e dezembro, acrescentou o IBGE, os setores que mais dispensaram foram os de construção civil (95 mil pessoas) e comércio (96 mil). O resultado vai em linha o do mercado de trabalho formal, que iniciou 2013 com fraqueza: houve abertura de 28.900 vagas no mês passado foi o pior resultado para meses de janeiro desde 2009.

O IBGE divulga na sexta-feira os dados do PIB no quarto trimestre de 2012 e no ano, e a expectativa é de que a expansão não tenha superado 1%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *