Depois de Dilma reduzir energia, empresários agora querem tarifa de água mais barata

* FIEP formaliza pedido para Richa diminuir conta da Sanepar

Campanholo, da Fiep, agora lança campanha pela redução da tarifa da água.
Campanholo, da Fiep, agora lança campanha pela redução da tarifa da água.
Uma nova campanha pela redução de tarifas de serviços públicos pode ganhar o país nos próximos dias. Depois de a presidenta Dilma Rousseff garantir que a conta de luz cairá em 18% para as residências e até 32% no setor industrial, empresários querem agora tarifa de água e esgoto mais barata.

A boa nova vem do Paraná. Coube ao presidente da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), Edson Campagnolo, levantar essa bandeira. Segundo ele, a Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná), assim como as demais concessionárias de água do país, é a maior consumidora de energia do estado.

O impacto do “bônus” concedido à s empresas brasileiras, inclusive as de água e esgoto, podem ajudar em um circulo virtuoso de desenvolvimento e prosperidade!, analisa Campagnolo. No caso paranaense, calcula o presidente da FIEP, ou esse bônus! é repassado em forma de desconto aos consumidores ou em forma de dividendos aos acionistas privados da Sanepar.

Uma parte do dinheiro para subsidiar a tarifa de energia é bancada pelo tesouro nacional, outra da antecipação da renovação de concessões de usinas e de linhas de transmissão que estão sob as jurisdições de governos estaduais. O governador Beto Richa (PSDB) aderiu parcialmente ao plano da presidenta Dilma.

Se a Sanepar não reduzir a tarifa da água, o governo federal apenas estará maximizando os ganhos de sócios privados de uma empresa estratégica ao setor produtivo e aos paranaenses. Não creio que seja essa a vontade da presidenta!, opinou Campagnolo.

A Sanepar é uma empresa de capital misto cujo sócio majoritário é governo do Paraná e outra empresa de capital misto, a Copel (Companhia Paranaense de Energia), também sob o controle do governo paranaense, figura entre os sócios da companhia de água e esgoto.

Economia

A redução da tarifa da água é mais do que uma questão econômica, é uma questão de coerência com os consumidores!, concluiu Edson Campagnolo, presidente da FIEP.

Comments are closed.