“PCdoB do Paraná: nem crise, nem correntes”, diz Manfredini

Manfredini. Foto: Metro.
O jornalista Luiz Manfredini, dirigente do PCdoB do Paraná, em nota, nega que haja crise ou correntes se digladiando no partido.

“Somente a delirante mente da sua fonte pode supor que três correntes se digladiam em torno da linha política do Partido!, respondeu o dirigente.

Segundo Manfredini, o PCdoB disputará as eleições proporcionais de 2014 com chapa própria, selando, na majoritária, entendimentos com outros partidos, tendo sempre como critério central o fortalecimento da base de apoio da Presidenta Dilma Rousseff.

A seguir, leia a íntegra da nota:

PCdoB do Paraná: nem crise, nem correntes.

Caro amigo Esmael:

Economia

Em respeito à  sua prestigiosa (como se diria antigamente) coluna, devo fazer alguns esclarecimentos com relação à  matéria postada nesta segunda-feira, 10, sob o título Em crise, PCdoB escolhe presidente para mandato tampão!.

Não se trata, esclareço com ênfase, de comentário, mas de resposta formal que envio na condição de dirigente estadual do Partido com as prerrogativas e responsabilidades que você bem conhece.

A fonte que o informou está completamente alheia ao que se passa no PCdoB paranaense. Vamos aos fatos:

1) O PCdoB não está em crise no Paraná. Organizado em 109 municípios, o PCdoB praticamente dobrou o número de vereadores nas últimas eleições municipais, passando de 11 para 20 em cidades como Foz do Iguaçu, Maringá, Cascavel, Pato Branco, Ponta Grossa, entre outras. Em Foz do Iguaçu, o atual vice-prefeito Chico Brasileiro obteve 45% dos votos na disputa pela Prefeitura. Em 49 municípios do Estado o PCdoB participou de coligações vitoriosas. Não são dados, você percebe, que indicam uma crise. Ao contrário, mostram crescimento em quantidade e qualidade. Algo que escapou à  sua destrambelhada fonte.

2) A crise pela qual passou o PCdoB data do final de 2010, prontamente resolvida por uma convenção extraordinária realizada em abril de 2011 e que elegeu Chico Brasileiro para a Presidência estadual. De lá para cá, o Partido vive um clima de irrefutável unidade política, o que facilitou os resultados positivos nas eleições de outubro passado e a definição recente das metas a perseguir.

3) Esse clima de unidade permitiu a substituição de Chico Brasileiro pelo escritor e vereador de Foz do Iguaçu Nilton Bobato na Presidência do Partido no Estado. Chico Brasileiro se afastou por livre e espontânea vontade para tratar da vida pessoal e profissional que sofreu com mais de dez anos de ininterrupta atividade política e parlamentar em Foz do Iguaçu. Nilton Bobato foi eleito para substituí-lo pela direção estadual, depois de consultas à s direções partidárias estaduais e municipais, tendo seu nome aprovado por unanimidade.

4) O vereador Nilton Bobato e toda a direção estadual do Partido possuem mandados que se expiram na convenção que deverá ser realizada entre agosto e outubro de 2013, preparatória do XIII Congresso do PCdoB, marcado para novembro. Não há, portanto, mandato tampão ou interino.

5) Somente a delirante mente da sua fonte pode supor que três correntes se digladiam em torno da linha política do Partido!. A linha do Partido foi definida na primeira reunião da direção regional após as eleições, em meados de novembro, e já está sendo implementada: o PCdoB disputará as eleições proporcionais de 2014 com chapa própria, selando, na majoritária, entendimentos com outros partidos, tendo sempre como critério central o fortalecimento da base de apoio da Presidenta Dilma Rousseff.

Caro amigo, estes são os esclarecimentos que lhe devo, em contraposição a um amalucado fomentador de intrigas que talvez queira usá-lo como instrumento, logo você, jornalista sagaz e alinhado contra o oposicionismo primário e as sandices do PIG.

Abraço,

LUIZ MANFREDINI
Membro do Comitê Estadual do PCdoB do Paraná e de sua Comissão Política.

Comments are closed.