Diretor do Ibope será convocado para depor na CPI das Pesquisas

Reni Pereira.
A CPI criada para investigar as pesquisas eleitorais no Paraná já definiu seu plano de trabalho. Os primeiros convocados são o diretor do Ibope para região Sul, Francisco Krassuski, e a estatística do instituto, Márcia Cavallari Nunes. O presidente da CPI, Reni Pereira (PSB), espera tomar os depoimentos de Krassuski e Márcia Nunes no próximo dia 11 de dezembro. O deputado, prefeito eleito de Foz do Iguaçu, assinou as convocações no final da tarde desta terça-feira (27).

Nas eleições deste ano, os institutos de pesquisa divulgaram números de intenções de voto que não se confirmaram ao final da contagem das urnas. Em alguns casos tivemos erros grotescos!, disse Reni.

O deputado lembra que, faltando 12 horas para iniciar a votação, o Ibope divulgou pesquisa com sete pontos de vantagem para seu adversário em Foz do Iguaçu. Apuradas as urnas, a vitória Reni Pereira foi por nove pontos de diferença. O Ibope errou em 16 pontos. A pesquisa direciona voto, influência o eleitor, principalmente os indecisos!, disse Reni Pereira.

Em Curitiba, as sondagens eleitorais mostravam o prefeito Luciano Ducci (PSB), candidato a reeleição, com 29% das intenções dos votos válidos e Gustavo Fruet (PDT), com 24%. Na apuração, Fruet recebeu 27,2% dos votos tirando Ducci do segundo turno.

Além do Paraná, houve erros nas pesquisas divulgadas à s vésperas da votação no primeiro turno em 20 das 26 capitais. Os erros levaram ao pedido de CPI com 225 assinaturas na Câmara dos Deputados. Outras investigações estão em cursos na Paraíba, Piauí e Belém do Pará.

Cronograma
Reni assinou ainda, nesta terça-feira, a convocação de outras pessoas para tentar esclarecer o que aconteceu com os institutos de pesquisa. Lá de Foz, por exemplo, queremos ouvir as versões de três que participaram do processo eleitoral, dois ligados a comunicação oficial!.

Economia

O presidente não divulgou os nomes. Além de Reni integram a CPI os deputados Artagão Júnior e Teruo Kato (PMDB), Mara Lima (PSDB), Dr. Batista (PMN), Toninho Wandscheer (PT) e Rasca Rodrigues (PV).

Comments are closed.