Veja essa: Vereador de Curitiba quer proibir consumo de carnes nas segundas-feiras

20111104-202738.jpg

O polêmico vereador Professor Galdino (PSDB), de Curitiba, quer abolir a carne do cardápio da merenda escolar nas segundas-feiras. A medida, de acordo com o tucano, valeria para as escolas da rede pública municipal.

Um dos nomes cotados para a vice do prefeito Luciano Ducci (PSB) nas eleições de 2012, Galdino diz que a proposta da “Segunda Sem Carne” foi apresentada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVC).

O discurso do vereador tucano é contraditório, pois ele fala que a medida não seria impositiva, mas defende a imposição da dieta sem carnes à s crianças curitibanas.

“A proposta da SVB, que nós defendemos, é mostrar para a criança que é possível se alimentar sem carne, não de uma forma impositiva, mas como um meio de dar informação à s nossas crianças para que elas façam suas escolhas no futuro com todas as informações necessárias”, discursa Galdino.

46 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Se eu não me engano esse cidadão foi colocado na câmara para trabalhar para o povo resolvendo os problemas da cidade. A impressão que dá é que esses inúteis ficam caçando mosca e de repente aparecem com essas idéias ridículas já que a nossa cidade não tem problemas !

  2. Eu sei, que estão fazendo uma média com esse vereador, Mas variar o cradápio é muito bom, pode-se passar um dia sem carne sim e preparar uma deliciosa comida vegetariana para as crianças, algum mal nisso? è preciso se conhecer os lados para se tomar uma decisão, acertada os animais indefesos choram antes de serem abatidos, não é certo apesar desse costume ser muito antigo e tradicional, mas garanto que quem se der ao trabalho de estudar o assunto direitinho deixa de comer carne, não condeno ninguem por comer carne, e até traz muitos nutrientes nescessários ao nosso corpo, apesar de que atualmente, com o que se agrega a alimentação do animal pra ganhar peso é uma medida inteligente, para de comer carne sim, mas deve-se consultar um médico.

  3. HAHAHAH OS CARAS DA GAZETA DO POVO DERAM CTRL + C NESSE BLOG LIXO E ERRARAM TBM A SIGLA DA SOCIEDADE VEGETARIANA BRASILEIRA.
    http://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/conteudo.phtml?tl=1&id=1189355&tit=Fim-do-misterio

  4. E apenas como resposta ao SANDRO, afirmo que sou sim vegetariano, e tenho orgulho da opção que fiz, pois estou contribuindo com o meio ambiente, com a minha saúde, e ainda estou seguindo princípios éticos de respeito à vida e ao bem estar dos animais humanos e não humanos.
    Como sei dos interesses políticos deste blog, não continuarei discussões, mas apenas sugiro a todos que busquem se informar.
    Eis um link interessante para começar.
    http://www.svb.org.br/vegetarianismo/index.php?option=com_content&task=view&id=274&Itemid=1
    Abraço a todos.

  5. Já que o sr. Esmael conseguiu distorcer informações para atingir seus interesses políticos, cabe a nós fazer alguns esclarecimentos:

    1. Não foi apresentado nem tramita na Câmara qualquer projeto de Lei sobre a “Segunda sem carne”

    2. Não haveria uma dieta restritiva, uma vez que para que um cardápio seja adotado na rede municipal de ensino, é preciso que ele seja aprovado por 85% dos estudantes.

    3. O que ocorreu foi uma reunião entre representantes da Sociedade Vegetariana Brasileira, da secretaria municipal de Educação e com o vereador. Durante o encontro foram debatidas propostas para educar os estudantes a conhecer outras possibilidades de alimentação, a fim de que tenham uma educação alimentar mais rica.

    4. Nenhuma questão foi definida a respeito do projeto, que já é uma realidade em São Paulo. Antes que seja tomada qualquer medida, a secretaria está estudando as melhores possibilidades de inserção de um cardápio diferenciado em pelo menos 1 dia da semana. A ação, no entanto, deverá acontecer a longo prazo.

  6. Os comentários de quem se mostra preocupado com as crianças passando fome (e tendo deficiências alimentares por ficar um dia sem carne) só comprova a total desinformação da maioria da população sobre o assunto.

    Como nosso lugar-comum IMPÕE o consumo de carne a todos como algo INDISPENSÁVEL (vide a dificuldade de colocar na cabeça de alguém a mera possibilidade de ser diferente), acho que é uma boa oportunidade de mostrar como é possível viver sem carne – no mínimo, tão bem quanto com ela.

    Todo mundo prega a variedade, mas na hora de propor algo diferente do que acreditam… a coisa muda.

  7. sou cheff de cozinha e adoro carne, se tivesse somente carne pra moer estaria ótimo, mas nunca tive problemas em deixar a carne de fora do cardapio, substituilas por cogumelos e alguns vegetais é uma forma muito saudavel de vairar o seu cardapio, mas esse lance é opção pessoal. restringir o consumo de carne nessa faixa etaria não é bom, tendo em vista que talves muitas destas crianças comama carne somente na escola. já que a Sociendade Vegetariana propõe uma segunda sem carne eu gostaria de propor a sexta da carne, com pratos que obrigatóriamente tenham carne em sua composição, como carnes grelhadas, assadas, cozidas, massas, rizotos, ragus e até sanduiches… se temos pessoas que fazem questão de comer carne por opção ou por questões financeiras acho que não é correto impor uma dieta de uma minima parcela da população sobre a outra como é o caso da segunda sem carne, a não ser que estes mesmos concordem com a sexta da carne…

    um abraço e até o churras de domingo que desta vez vai ter uma bela costela açada no fogo de chão

  8. Proíbam-se então a venda e consumo de carnes e alimentos industrializados uma vez por semana, além das frutas e legumes pois possuem agrotóxicos que são cancerígenos.

  9. As rações nos coxos, recebem sim, acréscimo de substâncias “engordantes e amaciantes”.

    A revitalização das pastagens também recebe produtos químicos.

    Existem números que mostram menos incidência de contração de câncer em pessoas que comem pouca carne.

    Senti sensível melhora em meu organismo e em meu estado comportamental, depois que diminui o consumo de carne.

  10. Tem gente ficando paranoica.

    Liberdade senhores, liberdade.
    http://www.pliber.org.br/

  11. A retirada da carne na merenda das crianças uma vez por semana reduzirá os gastos de alimentação. Alguém pode me dizer para onde irá o dinheiro? Afinal, em um governo cuja ética e transparência prevalecem creio que não haverá problemas em me informarem.

  12. Este vira-casaca é um ridículo. Ele é uma vergonha para a classe tão valiosa que é a dos professores. Cala a boca, Galdino. Você parece um Bob nas fotos onde aparece o governador-pinóquio. Espero que o povo acorde e não reeleja este abobado.

  13. hehehehehe… enquanto vcs discutem o sexo dos anjos, o beto rixa esta roubando um monte… agora vem com essa conversa mole de erro de digitação no tari faço dele no DETRAN. O BETO pensa q os paranaenses são bobos, sé q ele esta esquecendo q 48% dos paranaenses ñ votaram nele. a meu ver; ou ele é muito burro, ou é ignorante mesmo,quem sabe, deu uma de joão sem braço.quando disse q ouve erro de digitação no tarifaço detran, ou então, ele não leu o projeto do tari faço q ele mesmo fez? e se leu, é péssimo em português, pois não le o q escreve, de tao burro que é!!! eu estou de olho nesses tucanos ai… e o povo do paraná deveria fazer o mesmo!.

  14. É, decreto não muda costume.

    Mas o dia em que uma criança assistir um abate, o time de vegetarianos cresce.

    O número de portadores de câncer e mesmo de vitimados por ele, é proporcional aos insumos que ingerimos em cada grama de carne.

    Nas rações, o acréscimo de hormônios para o amaciamento da carne, para acelerar a engorda e nos frigoríficos, as substâncias para conservação da carne.

    Prof. Galdino poderia sim, sugerir um debate sobre o assunto.

    • A carne bovina brasileira é isenta de hormônios, e também é proibida. Os animais são criados em pastos. Existe sim hormônios e antibióticos da carme de frango.
      Em relação ao câncer, o aumento deste está vinculado a alimentos com grandes quantidades de aditivos químicos, corantes, espessantes, aromatizantes etc.

  15. No mínimo vai querer substituir a carne por pão de ló.

  16. Eu também sou a favor de diminuir o consumo de carne, mas, não por decreto.

    Melhor seria conscientizar a população, para que a pessoa mesmo tome a iniciativa…

  17. que carne é essa da merenda escolar, em que escolas serve-se carne?
    Esse vereador tem que dizer isso, mostrar dados de quanta carne é colocada na merenda escolar das escolas públicas do município.

  18. a idiotice não limite na câmara.

  19. E QUEM DISSE QUE O DUCCI SE REELEJE? SÓ SE O FLUET FOR CORROMPIDO ATÉ LÁ!NEM O SÃO RICHA CONSEGUIRÁ.

  20. O TAL DO PSDB ACHA QUE É DONO DO BRASIL!!!!!!!!!!!!!!!

  21. CARO JEAN FELIPE,
    VOCÊ CORTOU NA SUA REFEIÇÃO A CARNE DE SEGUNDA FEIRA? OU É MAIS UMA BLASFEMIA. ACORDA E VAI SENTAR EM UMA CADEIRA DE ESCOLA E FIQUE POR LÁ 4 HORAS DEPOIS VEM FALAR ALGO DE SIGNIFICANTE E NÃO FIQUE PUXANDO O SACO DO SEU EMPREGADOR.

  22. PROFESSOR GALDINO VOCÊ É LOUCO QUE NEM A CUPULA DO PSDB, NO MÍNIMO VOCÊ NUNCA COMEU A MERENDA DA RISOTOLANDIA QUE CHEGA NAS ESCOLA, VOCÊ DEVERIA LUTAR POR QUALIDADE NÃO FAZER ASNEIRAS AI DENTRO DA CAMARA AONDE A POPULAÇÃO DE CURITIBA VIVE COMENDO PIZZA EM CPIs, VOCÊ PELO JEITO QUANDO ENTROU NA ESCOLA COMO PROFESSOR JÁ SAIU CANDIDATO A VEREADOR DE CURITIBA NÃO CONHECE A REALIDADE DAS ESCOLAS.

  23. Muitas crianças vao para escola para ter uma suplementaçao alimentar, inclusive de proteinas que nao tem em casa. A questao de ser vegetariano é uma opçao pessoal e impor restriçoes ao direito de escolha é coisa de gente com tendencias a DITADURA e TIRANIA. Concordo com quem disse que este maldito que quer tirar comida das crianças deva levar uma surra em praça pública. Tomara que nunca mais se reeleja para nao ficar falando merda, alias acho que é só isto que ele tem na cabeça… Nunca vi este nécio dizer algo que preste..

  24. isso pra mim é um demente,pior é quem vota num cara desse…

  25. VAI CATAR COQUINHO GALDINO XAROPETA!

  26. A merenda servida pela risotolandia para as cças já é uma porcaria, tirando o “boi ralado”(carne) , vira lavagem!

  27. Parabéns ao professor Galdino pela proposta interessante.
    Galdino, sei que os ciumentos não gostam de renovação, mas continue assim e deixe os ciumentos danados da vida, que agente se diverte pelas condutas deles. Abçs

  28. Sou a favor de trocar…por uma melancia na cabeça desse vereador…Acho que é para sobrar mais carne prá ele comer na chacara do Derosso.

  29. O PSDB JA DEIXOU O POVO SEM CARNE POR MUITOS ANOS COM SUA POLITICA.
    UM DIA NA SEMANA NÃO É NADA.
    CHOQUE DE GESTÃO.

  30. Parabéns ao vereador galdino que sabe o que é viver bem e com saúde. quem sabe sabe, quem não sabe continuará ignorante.

  31. Ridícula a pretensão desse vereador. Ele deveria se preocupar em auxiliar no sentido de fazer com que o Derosso, e a sua digníssima primeira dama, devolvessem a grana do fabuloso Esquemão Dê o Osso à mulher amada. O verde desse partido só pode ser “coxa”. Ah, e deveria conhecer melhor a Constituição do Brasil para saber quem é quem em seu quadrado.

    • voce com certeza e um atleticano desesperado que vai caindo, caindo, caindo……………..quer misturar coisa boa com podre, para meu……..!!!!

  32. EnTão que as crianças decidam no futuro, a carne é o principal alimento sobre tudo para o crescimento.

    Vice do Ducci que fase em prefeito

  33. Caro Esmael,
    Sou assessor do vereador Professor Galdino, e gostaria de indagar os motivos de você ter omitido informações relevantes do release encaminhado à imprensa, como o número de animais abatidos anualmente e o gasto de água por litro de carne produzida.
    Sei que seu blog é político e tem certa parcialidade, porém a questão do consumo de carne é um tema muito relevante na sociedade contemporânea, pelos impactos ambientais, éticos e sociais gerados, e até pelo progressivo aumento de vegetarianos no país (9% segundo o IBOPE).
    Por fim, agradeço a atenção.
    Grande abraço.

    • QUANDO A MENTE NÃO TEM OCUPAÇÃO, CRIA-SE COISAS ABSURDAS COMO O GALDINO ESTÁ QUERENDO FAZER. QUEM QUISER SER VEGETARIANO QUE SEJA E QUEM NÃO QUISER QUE COMA CARNE, IDÉIAS DEVEM SER CRIATIVAS E ACEITAS PELA MAIORIA. HÁ PROBLEMAS MUITO MAIS SÉRIOS PARA SE RESOLVER, QUE FALTA DE CRIATIVIDADE HEIM inhô GALDINO!

    • O SER HUMANO, DESPERDIÇANDO, POLUINDO COM ESGOTOS, INDUSTRIAS COM RESÍDUOS QUIMICOS ETC… E VOCE VEM COM ESSA HISTÓRIA DE GASTO DE ÁGUA COM ANIMAIS, SÓ PODERIA SER ASSESSOR DESTE SONSO MESMO !!

  34. O galdino ta certo, tem mesmo q impor, pq a sociedade impõe o padrão social d alimentar com carne por toda a vida, nada mais justo agora impor o contrário, ate pq a produção de carne gera mto mal a saude e ao ambiente.

  35. Que ótima ideia do professor Galdino.
    Homem de postura correta, sensível e inteligente.

  36. ??????
    ????
    ??????

    Medida nao eh impositiva mas quer impor?

    ????
    ?????
    ??????

  37. Típico desse partido , como eles já espalharam a fome pelo país não custa nada cortar carne das criancinhas curitibanas , não sei como eles não começaram a dar remédio amargo também . Pensei que esse mal estava morto .

  38. se for por causa da morte de animais .então porque os japoneses e noruegueses caçam baleias? la pode ,e primeiro mundo!

  39. como forma de apresentar o cardápio vegetariano para os pimpolhos, até que é válido, uma boa idéia!

    Infelizmente não é isso, esse bicudo só quer fazer média.

    Coisas importantes como a CPI do DerOSSO, investigações do ICI ou URBS, nada!

    Tamo bem de vereador na cidade!

  40. Quando vi a chamada da matéria no Twitter pensei: Só pode ser coisa do Galdino!

  41. Este cidadão e um demente, que deveria levar um cacete na rua, este cidadão tem é que trabalhar pelo povo e não ficar falando besteira e se o prefeito pegalo como vice, o Ducci não se elejerá nunca mais na vida, nunca mais pois eu não acho que o prefeito e tão burro assim.

  42. Esmael, é muita cachaça pra uma cabeça só.