Presidente do Crea-SP é acusado de trocar viagem à  Suíça por votos

via Folha de S. Paulo

José Tadeu da Silva está em campanha pela presidência do Confea.
O presidente licenciado do Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de São Paulo), José Tadeu da Silva, é acusado de patrocinar viagem de 200 engenheiros à  Suíça, em troca de apoio à  sua candidatura a presidente do conselho federal da categoria, o Confea.

O grupo embarcou nesta semana para participar da Convenção Mundial dos Engenheiros, em Genebra. O encontro vai de 4 a 9 de setembro.

A acusação foi registrada no Ministério Público Federal, no Tribunal de Contas da União e na Controladoria Geral da União, pelo vice-presidente do Sindicato dos Engenheiros de São Paulo, Celso Atienza. O Confea e os Creas são autarquias federais.

O dirigente sindical também pediu à  comissão eleitoral do Confea a impugnação da candidatura, mas o pedido foi recusado por falta de provas.

Segundo Atienza, 33 convidados viajaram pelo Crea-SP, ao custo de R$ 414 mil; 79 foram a convite da Faeasp (Federação das Associações de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo) e 80 a convite da Febrae (Federação Brasileira das Associações de Engenheiros).

Economia

Silva é também presidente da Febrae e vice-presidente da Faeasp e está em licença para disputar a eleição.

Segundo Atienza, todas as viagens seriam, ao final, bancadas pelo Crea-SP, que repassa parte de sua receita à s associações de engenheiros filiadas à s instituições.

O presidente do Confea, Marcos Túlio de Melo, disse que soube do caso pela comissão eleitoral e que, se ela achar necessário, poderá pedir que a presidência o investigue.

A eleição no Confea (bem como nos 27 conselhos estaduais) ocorrerá no início de novembro.

A campanha nacional está polarizada entre Silva e o presidente licenciado do Crea do Paraná, àlvaro Cabrini.

Comments are closed.