Blog do Esmael Chávez diz que concorrerá à  reeleição em 2012 | Blog do Esmael Chávez diz que concorrerá à  reeleição em 2012 | Blog do Esmael

Chávez diz que concorrerá à  reeleição em 2012

da Agência Lusa, via Agência Brasil

Chavéz retorna a Venezuela depois de tratamento em Cuba.

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse em entrevista publicada hoje (25) no jornal estatal Correo del Orinoco que pretende candidatar-se à  reeleição em 2012, apesar dos problemas de saúde que tem enfrentado.

“Tenho razões médicas, razões científicas, razões humanas, razões de amor e razões políticas para continuar à  frente do governo e manter a candidatura com mais força do que antes”, declarou Chávez.

O presidente venezuelano regressou a Caracas no sábado (23) à  noite, após ter passado uma semana em Cuba para fazer exames médicos e a primeira etapa do tratamento de quimioterapia.

“Não pensei um só minuto em afastar-me da Presidência, se tivesse razões fá-lo-ia, sobretudo se as tivesse no âmbito físico e mental”, disse Chávez, ao ressaltar a sua pretensão de permanecer no poder.

Ao regressar a Caracas, no sábado, Chávez disse que as análises que fez em Cuba não detectaram novas células malignas.

No dia 10 de junho, o presidente venezuelano foi operado com urgência em Cuba devido a um “abcesso pélvico”. Em 1!º de julho, enviou uma mensagem ao país para anunciar que, em uma segunda operação, em 20 de junho, tinha sido extraído um tumor com células cancerígenas.

Em 16 de julho, o Parlamento venezuelano aprovou deslocamento de Chávez a Cuba para voltar a fazer tratamentos de quimioterapia. Na quinta-feira (21), Chávez anunciou que terminou com êxito a primeira etapa de quimioterapia.

Presidente da Venezuela desde 1999, Hugo Chávez, de 56 anos, promoveu um referendo constitucional, em 2009, para acabar com o limite de dois mandatos consecutivos na chefia do Estado.

Comentários encerrados.