Assembleia analisa na terça agência que permite a privatização da Copel e da Sanepar

Deputado Elton Welter.

A mesa diretora da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) colocou na pauta da próxima terça-feira, dia 2, a votação da criação da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (veja aqui, na página 26).

O deputado estadual Elton Welter (PT) diz que cria o projeto da agência é um subterfúgio para que o governo do tucano Beto Richa privatize a Copel e a Sanepar, dentre outras empresas públicas paranaenses.

“Não faz sentido o governo criar uma estrutura para fiscalizar o próprio governo. Ou se pretende privatizar as empresas estratégicas ao desenvolvimento do Paraná ou se pretende criar cabides de emprego com salários altíssimos”, critica o petista.

Welter pede que as forças vivas se levantem contra a intenção de os tucanos colocarem à  venda o Paraná.

“A bancada de oposição na Assembleia vai lutar contra as privatizações, mas precisamos do apoio das forças vivas, dos partidos políticos, das entidades sindicais e dos movimentos populares.”

Na quarta-feira, dia 3, diversas organizações vão reativar o Fórum Popular Contra a Venda da Copel. Em 2001, esse coletivo reuniu 429 entidades que impediram o governo Jaime Lerner de privatizar da estatal de energia.

27 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Alguem do Paraná poderia me responder porque em Santa Catarina o Pedagio para veiculo de passeio é R$ 1,40 e no Paraná o Preço é R$ 8,70 na praça mais barata.

  2. ” O playboy tem que fazer caixa vçs pensan que helicóptero é barato,avião de luxo fora o que nos nem imaginamos que essa corja faz Paraná a fora , saude ,educação,segurança,moradia,comida na mesa, trasporte é só para o primeiro escalão do governo pois nos povão tamos é ferrado, mais 4 anos passa rapido e ai damos o troco neles.”

  3. DEVERIAM SIM, PRIVATIZAR ESTE GOVERNO DE M… TANTO ESTADUAL COMO MUNICIPAL… TALVEZ ASSIM, NOSSA VIDA FOSSE MELHOR E SEM ESTA SUJEIRA TODA QUE VIROU A POLITICA BRASILEIRA, COMO UM TODO… INCRIVEL É QUE OS BONS ESTÃO SE CORROMPENDO E OS MAUS ESTÃO CADA DIA MAIS GANANCIOSOS E INFLUENCIANDO DE FORMA CONTUNDENTE O LADO BOM DA FORÇA… E O POVÃO E A ELITE… DORME ESPERANDO PAPAI NOEL… É… FELIZ NATAL PRA TODOS ENTÃO…

  4. a tarifa social da luz e da agua existe ainda ? aquela que o requião manteu durante seu mandato .pergunto porque não escuto nenhum comenterio ,a respeito desse assunto.

  5. Esmael, anuncia aí as privatizações do PT, governo Dilma, Lula, PMDB, PCdoB, etc…
    Já privatizaram um aeroporto, será mais 3 e vão privatizar a eletrobras, isso por enquanto…hehehe

  6. a copel desta vez vai ser privatizada ,com dinheiro publico do bnds, e a senepar de brinde…

  7. Na minha opinião eu acho que esse trabaiador tá pegando uma ponttinha do caixa 2 de furnas e noventa e cinco por cento das empresas como a vale que vendida pelo preço de uma banana podre e ainda é mal educado fica pedindo calma peraí vá procurar uma lavagem de roupa que é melhor.

  8. O povo não é burro!
    Desde já, devemos incentivar o povo a fazer passeatas contra a privatização da Copel. Mobilização já!
    Quem já fez uma vez, fará novamente!
    PSDB entreguista!
    Parece que o povo do PSDB e do DEM não são brasileiros.

  9. Fora Beto Salsicha, cabeça de gerimum e tôda sua súcia-dade (N.Justus, A. Curi, V.Rossoni, Verônica Durau e Ezequias Moreira, Derosso, Bibão, Éde Abib-bibinho, Mário Celso Cunha, aquele que tem toda a famila empregada na Prefeitura de Ctba e o restoi da cambada.

  10. ESSES PSDBOSTASDEM-ÔNIOS SÓ PENSAM EM PRIVATIZAR SABENDO QUE O NEOLIBERALISMO ESTÁ NO FIM ( GRAÇAS À DEUS ). SERÁ QUE ESSES VIÚVAS DO MILITARISMO E DOS EUA NÃO APRENDEM QUE O ESTADO OU ESTATAIS FORTES SÃO O PRINCIPAL MEIO PARA GERAR IGUALDADE E RIQUEZA PARA TODA A POPULAÇÃO. ESSES DIREITISTAS FASCISTAS SÃO BURROS DEMAIS PARA APRENDER ISSO E COM CERTEZA QUEREM ENTREGAR O RESTO DO BRASIL QUE OS FASCISTAS DOS MILITARES E O COLLOR-FHC DEIXARAM, JÁ QUE ELES SÃO TODOS DESCENDENTES DE ESTRANGEIROS E NUNCA AMARÃO NOSSA PÁTRIA. SE O SERRA LIXO BOLINHA DE PAPEL GANHASSE, OS EUA EUROPA LOGO LOGO ESTAVAM RICOS DE NOVO PORQUE O SERRA LIXO ENTREGARIA TODAS NOSSAS RIQUEZAS E A AMAZÔNIA PARA OS NAZI-FASCISTAS E DEIXARIA OS MILITARES DAREM UM GOLPE.

  11. Não votaram no “Zé Bonitinho” ? Então, e agora José ???
    Os maus triunfam porque os bons apenas assistem sem fazer nada.
    Um exemplo de péssima privatização foi a “Telepar”, veja o que virou a “Oi”, um lixo… é o que vai virar a Copel e a Sanepar se os paranaenses não fizerem nada.

  12. Vejo um futuro de Apagões como acontece, hoje, em São Paulo. Parece que o Apagão do FHC está batendo a porta do Paraná também.

  13. Caro Trabaiadô,

    Só lembrando que a criação dessas agencias de “controle”, que não controlam nada, álias controlam sim: o CONSUMIDOR, foram criadas por FHC.

    De qual partido? você já sabe né?

  14. Trabaiadô:

    As agências reguladoras do governo (FHC) fiscalizam a Eletropaulo, a Vivo, a TIM, etc.
    PTralhada é ofensivo, sim. Denota baixo nível de discussão.
    Sobre estradas e aeroportos privatizados por Lula, pergunte aos caminhoneiros se eles acham melhor pagar mais caro para rodar em estradas levemente recapadas e com uma roçagem cosmética nos acostamentos ou pagar o justo para rodar (apesar que pedágio só é justo quando a iniciativa privada constrói suas próprias estradas como é no resto do mundo). Mas tudo é questão de preço: as estradas privatizadas de FHC e Lerner são muito mais caras (absurdamente) que as do Lula.

  15. MUITA HORA, NESTA CALMA

    Prezado João:
    Tenha muita calma, nesta hora. Primeiro pq o cidadão Mario João nao faltou com o respeito para com vc, nem com o blog, muito menos com o Deputado Suplente do PT.
    Apenas fez alusão à falta de proposta e ao “delírio” repetido sobre a privatização que o PT faz. E citou concretamente exemplos da contratição, sobre a privatização de estradas, aeroportos, etc. E não podemos esquecer do Pre-Sal, que foi entregue uma boa fatia a empresas entrangeiras.
    Lembro ainda, caríssimo, que o governo federal detem Agências Reguladoras para fiscalizar ele mesmo, na área de energia, águas, aeroportos, petroloe, etc.
    Então caríssimo: menos delírio e mais concretude.

    PS: ESPERO QUE O BLOG NÃO SENSURE
    Entao, meu caríssimo: deixa de delírio.
    L

    • TRABAIADÔ, as “agências reguladoras” que você citou JÁ VEM da época NEGRA do thc e turma, filhote! A Petrobrás TAMBÉM não é 100% estatal DESDE AQUELA época negra! O Presidente Lula conseguiu AUMENTAR a participação do governo de 40 para 48% na Petrobrás GRAÇAS à capitalização que promoveu! Fazer PARCERIA com a iniciativa privada não é entregar (“privatizar”) de mão beijada o patrimônio público! ENTENDEU ou quer que eu desenhe??? Aqueles que você defende são indefensáveis!

  16. Antunes:

    Por que o nervosismo??? É mais um que se esconde embaixo da saia do Playboy??? A intenção é privatizar sim. Isso já sabiamos e alertamos em campanha que iria acontecer. Aproveite agora, por que a “teta” já seca.

  17. se serra fose eleito em2010 a petobras seria da chevron . conversa afiada.

  18. Mário João Antunes:

    Primeiro, calma. Educação é bom. Lembro que você não está se dirigindo a ninguém de sua família.

    E, meu caro, ninguém está inventando nada. Apenas, por uma questão de lógica pura, há a dedução de que a COPEL será vendida (entregue) a uma Eletropaulo da vida.

    Por que falo lógica? Porque o Beto Richa (então deputado estadual) era da base do Lerner, que aprovou, na época, a privatização da COPEL. Lembra?

    Então, meu caro, mais educação, e inteligência aqui neste espaço.

  19. PTRALHADA CHEGA DE CONVERSA FIADA

    NAO TEM DISCURSO, FICAM INVENTANDO PRIVATIZAÇAO

    NAO FALAM NADA DAS PRIVATIZACOES DE AEROPORTOS , ESTRADAS, FRIBOI,COTEMINAS E OUTRAS EMPRESA QUE TEM DINHEIRO DO GOVERNO

  20. Boa tarde Esmael,

    No Insituto das Águas do Paraná a privatização já foi feita.
    O Márcio Nunes só está em busca de negociatas.
    Desde que assumiu o cargo, só anda de jatinhos dos empreiteiros que mantém negócios no Águas Paraná.

    Está fazendo de tudo para fazer caixa para sua campanha a prefeito de Campo Mourão no ano que vem.

    E o ministério público?

    Naaaaaada!!!