Blog do Esmael Itaperuçu continua sem prefeito eleito; 75% dos votos foram nulos | Blog do Esmael Itaperuçu continua sem prefeito eleito; 75% dos votos foram nulos | Blog do Esmael

Itaperuçu continua sem prefeito eleito; 75% dos votos foram nulos

por Caroline Olinda, Gazeta do Povo, com Agência Estado

O município de Itaperuçu, na região metropolitana de Curitiba (RMC), realizou eleição extemporânea neste domingo (3), mas continua sem um prefeito eleito. Com dois dos quatro candidatos à  prefeitura da cidade com o registro cassado por abuso do poder, cerca de 75% dos votos foram considerados nulos.

Caso a situação permaneça dessa forma, Itaperuçu poderá passar por um novo pleito, já que a lei eleitoral determina que pelo menos 50% mais um dos votos sejam válidos. A Justiça Eleitoral deve se pronunciar sobre a situação do município em cinco dias.

Os candidatos Neneu Artigas (PDT) e Gerson Ceccon (PMDB) tiveram os registros cassados na semana passada. Eles foram denunciados por abuso de poder político e econômico durante a campanha. Ambos aguardam julgamento dos recursos que movem contra a cassação pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR).

Foi justamente por abuso do poder que o prefeito eleito em 2008, José de Castro França, e seu vice, Acir Pedroso de Moraes, perderam os cargos.

O Fórum Eleitoral de Rio Branco do Sul, responsável pela organização da eleição em Itaperuçu, não divulgou o porcentual de votos recebidos pelos candidatos cassados.

Célia Paske (PSDB) e João Gonçalves (PT) que também estavam na disputa receberam 69% e 31% dos votos válidos, respectivamente.

Enquanto não há uma definição sobre o quadro eleitoral de Itaperuçu, a prefeitura da cidade continuará a ser comandado pelo presidente da Câmara e um dos candidatos cassados, Gerson Seccon.

Comentários encerrados.