Brasil terá representatividade maior no Parlasul

da Agência Brasil

O Brasil passará a ter maior representatividade no Parlamento do Mercosul (Parlasul) a partir do ano que vem. Dos atuais 18 membros !“ nove deputados e nove senadores !“ os brasileiros deverão passar a ter uma bancada de 37 parlamentares, dos quais 27 deputados federais e 10 senadores que estão no exercício do mandato.

Projeto de resolução nesse sentido foi aprovado pela Mesa Diretora do Senado. Para ser ratificada, ela vai agora à  apreciação, em sessão do Congresso Nacional, informou a senadora Marisa Serrano (PSDB-MS).

Ela acrescentou que o próximo passo será a escolha, pelos eleitores brasileiros, dos representantes do país no Parlasul, o que já ocorreria em 2012. Teríamos então uma eleição para o Mercosul, e a proposta é que seja uma experiência nova para o brasileiro!.

A senadora ressaltou que essa eleição deverá ser feita por lista fechada, ou seja, os partidos com representação no Congresso submeterão ao eleitor os nomes indicados para a composição da bancada brasileira no Parlamento do Mercoul.